sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Vamos turbinar nossos Adenium?





O convite é da amiga e produtora de Adenium, Ilma Lima, de Santo Antonio de Jesus, Ba.

Ela nos ensina passo a passo da poda nas raízes e galhos para que seu Adenium não cresça num só sentido e ganhe mais forma. Vejamos o que ela diz:
"Com 100 dias, os bebes Adeniuns estão no ponto de aplicar tecnicas de bonsai, com isso iremos estimular brotações laterais e plantar no estilo MEDUSA com vários braços/galhos, um caudex largo e gordo e raízes perfeitamente trabalhadas.
A primeira coisa a fazer é remover a planta do vaso e tirar totalmente o substrato, para isso lave a planta.Depois cortamos a raiz principal deixando apenas as raízes mais finas. Passe canela em pó no corte.Agora é chegada a hora de podar o topo da planta, as folhas que ficarem, corte pela metade.No inicio elas ficam feias, mas depois de apenas 20 dias, já temos uma planta com várias brotações laterais. A poda do topo, pode ser antes dos 100 dias, o ideal é quando elas já possuem 6 pares de folhas, com uma gilete ou estilete NOVO, corte delicadamente as folhinhas que estão nascendo. A poda feita nos primeiros meses de vida, o corte some depois de algumas semanas, na ultima foto tem uma planta que não apresenta mais a cicatriz da poda." Artigo,foto e texto de Ilma Lima.

11 comentários:

P r i s c i l a xD disse...

Olá vera, tudo bom?
tou muito interessada no cultivo do Adenium, temos um e vai muito bem, crescendo bem rapido.Como não haviamos pesquisado sobre o cultivo, não sabiamos das manhanhas de poda, mas já se passaram seis meses, e gostaria que me retornasse como proceder agora.É possivel fazer a poda nessa fase? fiz um transplante há um mês, e troquei o substrato, a planta está com trinta centimetros, e ja vimos uma floração (duas timidas flores, porém belas) quando me puder passar algumas orientações envie para meu e-mail tudo bem?
priscila.bensadon@hotmail.com
aproveitando, gostaria de saber também quais variedes de cores você dispõe pra venda.
Muito Obrigada e fico aguardando sua resposta.

PauloCarvalho disse...

Olá Vera, tudo bem?

Tenho uma Adeniun linda, porém notei que por excesso de umidade está apodedrecendo o tronco.

Você poderia nos orientar como proceder par socorrer nossa planta?

Paulo & Linda - Jaguariúna SP
pcsantacruz@uol.com.br

Anônimo disse...

oi , tudo be, inicialmente quero te parabenizar, suas rosas do desertos são lindas.
Bom, eu segui certinha suas dicas para turbinar os adeniuns, corter a raiz principal e em cima, mas ao inves de nascer dois galhinhos, aquele antigo apenas torceu e continuou crescendo. o que houve, tenho fotos, ms n consegui seu email, se puder me ajudar me escreva que te amndo a foto. um abraço
alke.02@hotmail.com

Anônimo disse...

oi , tudo be, inicialmente quero te parabenizar, suas rosas do desertos são lindas.
Bom, eu segui certinha suas dicas para turbinar os adeniuns, corter a raiz principal e em cima, mas ao inves de nascer dois galhinhos, aquele antigo apenas torceu e continuou crescendo. o que houve, tenho fotos, ms n consegui seu email, se puder me ajudar me escreva que te amndo a foto. um abraço
alke.02@hotmail.com

coloque aqui disse...

Olá eu sou suzette :

Tenho uma rosa do deserto, ainda bebe por esesso de agua irrugou o tronco e apodreseu a raiz o que devo fazer??????
BEIJOS....

marcosbrolacci@terra.com.br

29/05/2010

Anna disse...

Oi Vera,
Ainda ontem,fui até um viveiro próximo a minha casa escolher algumas plantas para meu jardim...
Comprei grama e várias plantinhas fofas,até que me deparei com uma Adenium,foi amor a primeira vista, comprei uma planta jovem,já com flores. Não sei precisar sua idade e nem tenho nenhum conhecimento a respeito.Por esse motivo procurei ajuda na internet (Santo Bill Gates...) encontrei este Blog e acho que já aprendi alguma coisa.
Mas não sei o que posso fazer para continuar cuidando da minha Adenium.
Como faço para te mandar uma foto da minha plantinha...Por favor me ajude.
Abraço Anna

thiago disse...

boa tarde.me perdoe a invasão,mais vc poderia me ajudar a solucionar uma duvida?que substrato seria ideal para o cutivo do adenium?meu email é thiagoviolinomota@hotmail.com.desde já agradeço a atenção.

Sheila disse...

Olá Vera, Tenho um adenium e não sei quanto tempo ela tem, mas deve estar com uns 60 cm de comprimento. Ví sua postagem em como podar para fazer com que ela comece a ter os galhos para a lateral, só que no seu caso a planta é novinha. Qual a época certa para eu podar a minha e como proceder essa poda sem que ela morra? Meu email para contato é: sheila.resende@hotmail.com

Rafael Barros disse...

Olà Vera..muito obrigada pelas suas dicas. Queria saber se posso fazer essa poda com a planta maiorzinha. A minha ja ta nascendo dois galhinhos na lateral. Meu e-mail é: marilia.meloo@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia

Consegui fazer seis mudas de Rosa do deserto a partir de ramos tirados de um pé que encharcou e estava apodrecendo. Elas não cresceram, estavam na época com mais ou menos 15 a 20cm e assim continuaram, mas já tem brotinhos em suas laterais e até floresceu. Lendo os posts, entendi q com mudas assim, não vou conseguir caules "trabalhados" certo??? Preciso passar elas para vaso maior pois estão em vasos de violetas. Como fazer???

ABI357 disse...

BOA TARDE! TENHO UMA ADENIUM QUE APODRECEU O CAUDEX, E CONFORME FUI TIRANDO A PODRIDÃO, ACABOU NÃO SOBRANDO QUASE NADA, A NÃO SER ALGUMAS ESTACAS AS QUAIS AINDA ESTOU LUTANDO PARA ENRAIZAR (NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA).
ACONTECE, QUE SOBROU INTEIRA UMA RAIZ COM UMA MINÚSCULA PARTE DA LATERAL DO CAUDEX, BEM ABAIXO DOS GALHOS. ESSA RAIZ JÁ DEU RAÍZES NOVAS E ESTÁ PARECENDO BEM SAUDÁVEL.
ACONTECE QUE NÃO SAIU NENHUM BROTO. SERÁ QUE NÃO NASCERÁ NUNCA MAIS, POIS OUVI DIZER QUE SE PODAR ABAIXO DE ONDE DÁ FOLHAS ELA NUNCA MAIS BROTARÁ.
O QUE VCS ACHAM?