sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Bonsai de Adenium


Passaremos a aprender a técnica básica de bonsai, uma cultura milenar chinesa surgida antes do Século VIII, com o objetivo de contemplar a natureza de perto através de árvores em miniaturas, plantadas em pedra ou em bandejas.

O significado do nome bonsai surgiu exatamente do seu cultivo, onde bon=bandeja e sai=cultivo.
Embora o nome bonsai seja de origem japonesa, na China tem o nome de “Penjing”, ou seja, panorama de bacia ou ainda, paisagem (jing).

Poda das raízes
Para que uma árvore seja apreciada em pequena proporção é necessário a poda das raízes, uma das características principais na técnica do bonsai.
Ao tomar uma planta que deseja trabalhar, poda-se inicialmente com muito cuidado as raízes centrais, penteando-as primeiro. Ter o cuidado de deixar as raízes laterais intactas, principalmente as mais grossas. Só podar ligeiramente se a planta não couber no vaso.
Para que a poda seja bem sucedida, é preciso esterilizar as ferramentas com água sanitária ou levadas ao fogo.

Poda aérea
Outra técnica usada na cultura do bonsai é a poda aérea, que consiste em cortar os galhos considerados indesejáveis, ficando somente os “importantes” para se fazer a triangulação. Estes galhos poderão ser trabalhados com arames ou pesos, método bastante usado pelos chineses. A amarração tem por finalidade dar moldes aos galhos, estabelecendo direção. Os arames utilizados devem ser de cobre ou de alumínio.

O vaso
O vaso deve ser o menor possível, mas o suficiente para manter com estilo a árvore escolhida. Não importa a forma, podendo ser redondos, quadrados ou retangulares,
Aramação
A aramação ou amarração como já falamos acima, é uma técnica para moldar o galho da forma que desejamos. O arame não deve ser tão grosso, o suficiente para moldarmos na forma que queremos, tendo o cuidado para não estrangurá-lo. O arame de alumínio tem a vantagem de não oxidar, não prejudicando a saúde do bonsai. E a permanência do arame no galho deve ser de no mínimo seis meses, retirando-o cuidadosamente.
Modelos de aramação:

Misho é o método de cultivo de bonsai a partir de sementes. Esta técnica consiste em trabalhar a planta a partir da semente, observando o surgimento da plântula, do broto, das folhas e galhos. É um processo demorado, mas muito prazeroso.
Ao preparar a sementeira escolha uma bandeja ou vaso com 15 cm de profundidade com orifícios no fundo. Recomenda-se tapar os orifícios com tela de náilon para evitar a saída da terra e melhorar a drenagem. Cubra com pedrinhas e em seguida com o substrato. Coloque as sementes com espaçamento de 4 cm de uma para outra e cubra com uma fina camada de terra. Feito isto regue.
Yamadori
São chamadas de Yamadori as mudas colhidas diretamente da natureza. Esta técnica requer menos tempo para se obter resultados positivos. A primavera é a época mais propícia para colher a planta, ou então no início do verão, quando os brotos estão sendo lançados. Ao retirar a planta ter cuidado para não danificar as raízes, devendo vir com um pouco de torrão.

Tsugiki
Quando se deseja preservar um espécie de boa qualidade, rara, usa-se o método da enxertia. Duas plantas serão envolvidas, a planta que servirá de “cavalo”, que deve ser a de boa qualidade ou pura e uma outra que se deseja enxertar. Com um corte angular na base do tronco do “cavalo”, insira um galho “cavaleiro” na junção do corte, em seguida passe uma fita adesiva fixando bem a enxertia.

Pinçagem
Pinçagem ou beliscamento é uma técnica de bonsai onde se trabalha com as folhas, fazendo cortes seguidos nos ramos finos da planta, cortando as folhas novas, assim aumenta a quantidade de folhas num Bonsai.
O Solo deve conter 60% de areia grossa, 30% de terra granulada e 10% de húmus (minhoca) ou esterco de galinha.
Uma manhã de sol só fará bem ao bonsai, fortalecendo sua planta.
A adubação deve ser preferencialmente de 50% de torta de mamona e 50% de farinha de osso. Em vasos pequenos usar duas colheres de chá da mistura e em vasos maiores, três colheres.

15 comentários:

J.F. disse...

Uauuuuuu!!! Que blogue lindo!!!!
Vera, querida, estou colocando um link lá no meu blogue para este seu. Na próxima postagem, vou fazer propaganda do seu blogue (vou usar algumas de suas fotos para ilustrar, tá?).
Beijão procê e prá Ju.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

JF
Vindo de você é muito suspeito! Agradeço o comentário e vou aceitar a divulgação do blog, mesmo porque ele foi feito para todos aprenderem a cultivar Adenium, ainda pouco difundido.
Grande abraço e bjs na Nina.

zhe bocoio disse...

Vera, lindo demais seu blog! Amei conhecer a "Rosa do Deserto" aqui!!! Nunca tinha visto antes, e o nome é inspirador... Apesar de não ser orquídea é tão linda quanto...gostei tanto que vou linkar teu blog no meu do Orquidário Cuiabá!!! hmmmm...cadê minha mudinha heim???

Adenium - Rosa do Deserto disse...

José Luiz,

Obrigada pela visita e principalmente por ter gostado. Sinto-me mais responsável ainda, uma vez que vai divulgá-lo. Quero melhor sempre e deixar este blog sempre com novidades. Já vi a matéria que publicou sobre Defensivos Naturais. Vc. é fera!
Abraços, Vera

Marcelo disse...

Cara Vera!!!

Como sou um apaixado por plantas, não poderia deixar de postar meu comentário!

SEU BLOG É NOTA MIL...

Bjs Marcelo Meyer (FLORES E FRUTOS)

rosa_barcheschi@hotmail.com disse...

achei muito lindo esse blogue... e gostaria de obter uma muda ou semente dessa linda rosa do deserto ..alguem poderia me arrumar?
Obrigada ..
Rosa Maria

Anônimo disse...

OLÁ, BOA TARDE. PRIMEIRO PARABNES PELO BLOG!!

TENHO UM BONSAI DE ADENIUM, HÁ 2 MESES.
MAS ACREDITO QUE NÃO CONSEGUI ACERTAR NOS CUIDADOS POIS AS FOLHAS ESTÃO AMARELANDO E CAINDO.

VOCE PODERIA ME AJUDAR?
OBRIGADO
RODRIGO PINHEIRO
paivapinheiro@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA
VERA SOU FÃ DO SEU BLOG,
ESTOU DESESPERADA COM UM PROBLEMA TENHO ALGUMAS ADENIUM A QUASE UM ANO , SO QUE NUNCA FLORIRAM.QUANDO COMPREI AS SEMENTES NÃO SABIA QUE TINHA QUE PODAR A RAIZ PRINCIPAL E O BROTO GUIA, ENTÃO ELAS NÃO TIVERAM PODA, ESTAM PLANTADAS EM VASOS DE BONSAI, PARECEM SADIAS MAIS ESTÃO COM MAXIMO 6CM JA VÃO FAZER 1 ANO.
POR FAVOR ME AJUDE.
LEIDIANE (leidy.braga@yahoo.com.br)

neidinha disse...

eu tenho 5 Adenium elas estão com doença nas folhas, ao aplicar o veneno, suas folhas cairam, será que vão nacer, ou a planta vai morrer, tem alguma coisa que eu posso fazer?

Anônimo disse...

em primeiro lugar meus parabéns, este blog é demais, de muita importância para quem se dedica á arte de adenium!

Edson disse...

nossa esse blog é fantastico, adorei todas as dias postadas, e estou iniciando a ´produção de adenium no tocantins. muito grato pelas otimas dicas

Anônimo disse...

Para se podar Bonsai de acerola ou outra fruta tem uma época certa? Evilásio42@hotmail.com

Anônimo disse...

Existe uma época certa para a poda?

Vitor Watzlawick disse...

ola tenho duas adeniums e o solo delas tem terra areia fina torta de mamona farinha de osso e humus de minha aconteceu dos caules delas ficarem meio murchus esses dias nao sei oq aconteceu e agora as ultimas folhas de cada uma tao ficando amareladas nao sei oque é se voce puder me dar umas dicas agradeceria e gostei mt de sei site parabens.

Anônimo disse...

Quero saber se vc tem sementes de Adenium pra vender, e se sim, qual o valor ?