sábado, 2 de agosto de 2008

Enxertia de Adenium







Vamos passar para vocês a técnica de enxertia usada praticamente em todas as plantas. No Adenium não será diferente. Precisaremos de uma faca ou canivete afiado.

A melhor época para enxertia é o período de estiagem, quando as chuvas já se foram. Importante também o uso de luvas e esterilização dos instrumentos com hipoclorito de sódio.

Inicialmente faça uma poda no Adenium que deseja ser enxertado, este será chamado de "cavalo". Na parte cortada faça um corte em forma de V (vazado). Tome dois pedaços de outro Adenium de cor diferente e dê um corte em forma de V (cheio) na estremidade. Feito isto, encaixe dois galhinhos na cavidade do primeiro Adenium, passe canela e amarre-o firme com uma fita adesiva. Proteja a enxertia com um saco plástico transparente para dificultar a entrada de água e fungos e só retirá-lo após ter a certeza da cicatrização.

A enxertia de duas plantas diferentes vai originar flores de coloração também diferentes em galhos distintos. É esperar para ver!

Texto de Vera CoelhoFotos: Juliana Coelho

22 comentários:

Contadores do Futuro disse...

Estou desesperada, me apaixonei pelo adenium comprei e não sei como cuidar. você pode me dar algumas dicas, por favor.
Resido em Rondonia e o calor aqui é em média 35º. Ele gosta de água diariamente? posso lavar sua folhas? qual adubo devo colocar?
as flores já murcharam, posso trocar de vaso? meu e-mail é marlenebarbosa051@hotmail.com

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Marlene,
Cuidar de Adenium é mais fácil do que você imagina, e você tem um clima que favorece 100%. A Rosa do Deserto, como é chamado,vegeta a pleno sol nas areia da Ásia, num clima quente.
Quando o Adenium é pequeno, em fase de crescimento, necessida de um substrato úmido, mas ao atingir a maior idade, diminua as regas e o substrato deve ter condições da água cair e escorrer, do contrário vai apodrecer o caudex. Você pode regar diariamente, com moderação, inclusive as folhas. Quanto ao vaso só troque se estiver muito pequeno. Qualquer dúvida estarei aqui para dirimir. Abraços, Vera

Eduardo Magalhães disse...

PARABENS AMIGA

TU SEMPRE DEMOCRÁTICA COM TEU CONHECIMENTO.


eSTOU LOGADA NO bLOG DO vÉIO, EDUARDO

BJUS


DOTEREZA

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Tereza, você é uma amiga que mora no meu coração.
Quando resolvi fazer este blog pensei nos inúmeros apaixonados por Adenium, que não têm onde tirar dúvidas. Ele foi feito para todos eles e você.
Grande abraço,
Vera

Anônimo disse...

olá...
tenho uma adenium q ganhei no ultimo dia dos namorados.
Adoro minha planta e ela tem me dado sempre flores lindas.
Porém, estou com um problema... ha algum tempo ela está com as folhas amarelas.
No inicio achei q poderia ter sido uns dias de chuva, pois estava fora e nao tive como protege-la.
Porem, as folhas continuaram a amarelar, inclusive as folhas novas.
Li na net, q teria q limpar todas as folhas com um preparo de alcool com água, porem nao surtiu efeito.
agora, resolvi radicalizar, arranquei todas as folhas q estavam com qualquer rastro de amarelo.
nao sei se é impressao, mas parece q as folhas ganharam mais força e estao brotando mais rapidamente e no momento estao todas verdinhas.
Fiz certo? ou o q deveria fazer?
no momento ela está bem florida, mas sem folhas (somente com alguns pequenos brotos)
Um grande abraço.
Amei seu blog.

Unknown disse...

Olá, estou precisando urgente de ajuda! Comprei uma adenium linda, forte e florando, mas após algumas semanas de um dia para outro ela estava caída, com a haste murcha e as folhas começaram a amarelar e cair... Como tenho uma diarista, achei que poderia ser excesso de água...Mantive ela mais seca, mas ainda não se recuperou e estou com medo dela morrer. Moro em Cuiabá, aqui o sol é muito intenso, não sei se deixo no sol, meia-sombra, rego ou mantenho seca... O q eu faço agora considerando q ela está toda murchinha??? Me ajude...
Obrigada,
Um abraço.

NELSON disse...

OLA AMIGA, SOU NOVO POR AQUI, COMPREI UMA MUDINHA DE ROSA DO DESERTO EM UMA FEIRA EM LONDRINA, A VENDEDORA ME DISSE PRA COLOCAR AGUA SOMENTE UMA VEZ POR SEMANA, SÓ QUE A PLANTA ESTA AMARELANDO AS FOLHAS E AQUELA RAIZ EM FORMA DE BATATA, ESTA FICANDO MURCHA, QUE DEVO FAZER, SERÁ QUE ESTA FALTANDO AGUA? A VENDEDORA ME DISSE QUE A PLANTA DEVE FLORIR EM DOIS MESES,POR FAVOR ME ORIENTE,ABRAÇOS SEUAAMIGO NELSON.

Anônimo disse...

Olá,
Também comprei uma muda na feira de agropecuária de Londrina e ele também está com aquele caule em forma de bata murchando. Eu mudei de vaso e coloquei terra com substrato. Preparei o vaso para ter uma boa drenagem e deixei-a, a pleno solSerá que fiz alguma coisa errada?

blogger disse...

oi Vera eu gostaria de saber se vc vende mudas de adenium,gostaria de saber os preços mais emconta para eu ter uma base aki em Londrina-Pr
obrigado,grato pela sua atençao.
Andrew

gabriela disse...

Oi Vera, sempre fui apaixonada pela rosa do deserto via e ficava encantada, hoje ganhei uma de aniversario só q não sei como cuidar, vc pode me dar dicas? aqui onde moro o calor é em torno de 38 graus moro em MT. minhas duvidas é deixar o vaso no sol pleno???? aguar todos os dias??? que tipo de terra usar? me ajude a cuidar dela....

bjos e obrigada.... gabriela_esser@hotmail.com

Anônimo disse...

AMIGA AMEI SEU BLOG,E QUERO PEDIR UMA INFORMAÇAO PARA VC,TENHO ALGUMAS MUDAS QUE EU MESMA PLANTEI AS SEMENTINHAS A MAIS OU MENOS UM ANO E MEIO ,AGORA JA COMEÇARAM A FLORIR DUAS DELAS,E QUERO MUITO QUE ELAS PRODUZAM SEMENTINHAS,OQUE DEVO FAZER?ELASPOR SI MESMAS VAO SOLTAR SEMENTES,OU É PRECISO UMA POLENIZAÇAO MANUAL?SE FOR PRECISO ME AJUDE COMO DEVE SER FEITA?OBRIGADA AMIGA BJOOOO claudia ledur

Unknown disse...

Tenho 2 vasos de adenium,não sabendo como fazer para ele criar galhos deixei passar o periodo de 3 meses e agora que já estão comigo a um ano, posso utilizar o mesmo processo? Um vaso esta com dois galhos compridos e o outro só tem um galho.
Queria tanto que eles ficassem coberto de galhos.
Desde já obrigado pela ajuda.
Meu email heloperdizio@yahoo.com.br

luciano disse...

bom dia, tenho dois vasos da rosa do deserto e quero trocar por um maior quais os cuidados que tenho que ter, e a mistura de terra para o replante. lucianoopka@yahoo.com.br

Terezinha Figueirôa disse...

Minha querida, comprei uns Adeniuns, um deles está com as folhas pintadas de branco e um outro apodreceu todo o caule. Só que as demais estão com um ótimo aspecto, tratadas do mesmo jeito das que estão com problemas, o que pod ter sido??
Me ajude por favor, pois não quero perdê-las.
Obrigada

Anônimo disse...

Ola, uma das minhas rosas estao floridas , mas as folhas amareladas. O que devo fazer?
Obrigada

Anônimo disse...

minha rosa do deserto apodreceu uma parte da raiz, mas ainda não morreu mas percebi que a batata esta ficando amarelada, algumas folhas tambem ficaram amarelas e cairam. o que eu faço. obrigada

nelsi peres disse...

ola bem estou por aqui porq sou apaixonada por adenium,mas quero sab sobre o enxerto.comprei varias sementes e ja nasceram de cores diferentes.bom minha duvida e se eu pegar duas plantas de cores por exemplo roxa e rosa e enxerta eu vou obter outra cor que nao seja as que eu enxertei?ou eu vou ter as duas cores no mesmo pé?

Laudelino Neto disse...

Olá tudo bem gostaria de pedir uma dica para as minhas adeniuns da uma olhada no meu blog e veja se está tudo certinho obrigado.


www.eflog.net/jardimdalara

célia disse...

o caule da adenium da minha mãe parece q esta apodrecendo,o caule ta murchando e as folhas amarelando e caindo...

Célia disse...

o caule da adenium da minha mãe parece q esta apodrecendo,o caule ta murchando e as folhas amarelando e caindo...

Unknown disse...

Fiz enxertia, coloquei os saquinhos.
Dúvida- qto tempo espero p colocá-la no sol?
Agradeço muito se responde.

Beto Costa disse...


Boa tarde, meu nome é Beto Costa, eu moro aqui no Rio Grande do Sul, queria saber qual o melhor período para eu fazer enxerto das minhas rosa do deserto, pois aqui agora começa o período de chuvas e frio...