domingo, 4 de outubro de 2009

Um belo cactário no Ceará






Nascia outubro, os primeiros raios de sol brilhavam e nós rumávamos, a convite de uma amiga, para Caucaia, a fim de conhecermos seu cactário. Na viagem, ao som de música popular brasileira, já esperávamos encontrar muitas orquídeas floridas, como esta que saudava o visitante, antes mesmo de atravessarmos a ponte.

A nossa mente viajava imaginando encontrar um canteiro com cactos comuns ou um canto da casa com cactos em vaso. Que nada! Ao chegarmos em sua propriedade, já conhecida por ter um orquidário muito bem projetado, com música ambiente e uma sala de visita, o cactário não poderia ser diferente, em uma estufa encontramos gêneros e espécies de cactos, colunares e globulares, grandes e muitos floridos, nacionais e estrangeiros.

Canteiros feitos com muita arte e carinho. Foram usadas diversos tipos de pedra e como separador de canteiro, madeira. O responsável usou mais o coração, que elementos encontrados na natureza.


A simpatia dos anfitriões e a forma como nos receberam contribuiram para que o dia fosse perfeito e ai quem dera se todos os dias fossem assim, abençoado e com ótimos contatos e encontros.

Um banco de madeira faz parte do paisagismo para uma foto ou uma contemplação, afinal apreciar a floração de um cacto é uma magia, um momento único e especial.

Encontramos várias espécies de Cereus, conhecido por cacto monstro, como o Cereus aspiral e o brasileirinho.













A floração deste cacto, que não consegui identificá-lo estava simplesmente fantástica. Vários Adenium obesum faziam parte do projeto e diga-se de passagem, adquiridos de nossa produção.











Muitas Mammillarias, Notocactos prestes a florescer. Um show!























Depois de um chá caprichado, fomos visitar um produtor de Adenium numa cidade próxima. Muitas mudas sob uma estufa, todos para serem exportados.








E para encerrar o 1º de outubro com chave de ouro, fomos ao nosso sítio e encontramos este Adenium obesum carregadinho de flores. Uma benção!

Solicito aos amigos a identificação dos cactos acima.
Com carinho, Vera

8 comentários:

Consciência e Preservação Ambiental disse...

QUE LUGAR IMPRESSIONANTE!!! super legal!!!principalmente pela linda Adenium e os belos Cactos!!!

Marita disse...

Oi Vera!

Linda reportagem. Realmente usando o coracao pode-se criar maravilhas.
Parabens a tua amiga proprietaria do Cactario, que ela continue a ser a pessoa inspirada e criativa que e!
E tu a ter e reconhecer amigas deste porte! Muito sucesso as duas!
beijos
Marita

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Bruno, é realmente um lugar belíssimo! Esta amiga tem além deste cactário, um orquidário e um bromeliário. Dá vontade de passar o dia inteirinho sentada no banco vendo a floração dessas plantas.
Abs, Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Marita querida, você que pretende vir ao Ceará, poderei levar você até esta amiga para apreciar a beleza de propriedade que tem e o quanto é amante da natureza.
Sou feliz em ter uma amiga que nem a Vanessa, preocupada com a preservação de tantas espécies.
Abraços,
Vera

MariaInes disse...

Vera, bom dia, olha fiquei maravilhada com essas rosas do deserto, gostaria de saber como conseguir sementes, pois sou tb.uma apaixonada por flores, tenho muitas, mas rosas do deserto estou me interessando agora, pv.me de orientação sobre como comprar sementes.grata e parabens pela dedicação pelas plantas.
Maria Inês.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Maria Inês, não localizei seu e-mail para falarmos de Adenium e das sementes que tenho para venda. Hoje, dia 03/02/2010 postei as sementes que chegaram. Se quiser aproveitar me escreva: veracoelhov@gmail.com

Unknown disse...

Oi. Meu nome é Marcos, RJ e estou reformando meu jardim e um dos meus sonhos é fazer um cactário. Gostrai de dica de como conseguir as melhores especies q se desenvolvem bem numa região umida como a regiao dos lagos , RJ.
Se posso comseguir mudas vindas de outros estados brasileiros. Quero criaralgo exótico em aprox 10 a 12m2

Obrigado
mrpellegrini@me.com e copia para
pellegrinimail@gmail.com

Abs

Unknown disse...

o cactario e muito bonito parabens falta so o cactos aspiral ou parafuso para completar se voce querer uns, tenho bastante qualquer altura ou tamanho telefone 0xx 055 99878640