sábado, 5 de setembro de 2009

Que vaso usar o Adenium?


Tenho a grata satisfação de publicar em meu blog um texto da amiga Marita, que gentilmente cede para que todos saibam onde plantar seu Adenium. Pode até ser uma questão muito simples, mas que poderá dar errado seu cultivo. Vejamos o que ela nos diz:


Adenium se difere das demais suculentas por não gostar de vasos apertados, então é importante escolher um pote de tamanho adequado. Nós acreditamos que a melhor escolha é um vaso que não seja muito maior do que o dobro do diâmetro do caudex( base gorda). E a partir daí uma progressão, começando dos 8 cm. até o vaso atingir 25 cm de diâmetro. Quando chegar a este tamanho nós normalmente passamos a usar um pote de cerâmica ou terracotta. Usar pote plástico ou de barro é uma escolha pessoal, ambos são ótimos. Mas sempre tenha em mente que o vaso de barro perde a umidade muito mais rápido do que o de plastico. Para os colecionadores , a forma do caudex e suas raízes são tão importantes quanto a floração, vale aqui mencionar que a formação do caudex é controlado, depois de uma certa maturidade da planta, pela profundidade e largura do vaso. O que eu quero dizer é se você quer um caudex grande e um sistema de raízes salientes sua escolha deverá ser um vaso raso e largo, tipo bacia/cesta. Agora se você está cultivando Adenium somalense ou similar, onde a altura da planta é um dos pontos fortes sua opção deverá ser um vaso fundo e estreito, conforme mostramos nas fotos abaixo.















Uma colaboração de Marita Hoit - Califórnia-USA


As duas primeiras fotos são de “Durham Botanicals”, da Flórida. A terceira foto é do fornecedor da Tailândia ” Yentewpo”.

4 comentários:

sarah. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil Ferreira disse...

olá , adoro comprei dois pés bem peuqenos goso muito de planta inclusive tenho algumas e sou louca por flores claro ... ee essas são lindas ..então eu já postei aqui antes falando que o mue adeniumm caiu as folhas mas conservei o caule na terrra estou feisissima brotou uma folha kakakka ...agora estão as duas uma bem maior o tronco mais grosso nunca deram flores claro se ñ seria a gloria kakkakaak então quero mudar de vaso ...estou usando pedaços de pinho ,carvão só o que mais posso usar ? qual o vaso ideal ;bjus aguardo ...ok!!!
Gil

Karem Leoncini disse...

Oi Vera, finalmente eu consegui germinar quatro sementes, adquiri mais algumas e vamos ver se pego prática! BJ - Karem - Brasília - DF

Adriano luiz disse...

OI KAREM SOU DE BRASILIA TBM QUERI MANTER CONTATO COM VC ADORO ADENIUM