quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OFICINA DE ADENIUM

Meus amigos, com a chegada do 7º FestOrquídeas de Fortaleza para o período de 22 a 24 de novembro, o AMO ADENIUM estará com um stand com venda de mudas de todos os tamanhos e muitas variedades.
Na PROGRAMAÇÃO estarei conversando com vocês sobre como cultivar a Rosa do Deserto, mostrando como semear, podar, entrelaçar dois ou mais Adenium.
Semente de molho
Na oficina, que oferecerei no dia 24/11/13, às 14 h, na Casa de José de Alencar, mostrarei passo a passo de uma semeadura bem sucedida.
Na sequência mostrarei como plantar, ou seja, retirar de um coletivo e plantar em vaso individual e o que usar.
coletivo de Adenium

Replantando em vaso individual
A grande maioria das pessoas tem medo de podar o seu Adenium. Ele cresce, cresce e não se esgalha. Fica pescosudo, feio e com uma modesta florzinha na ponta. A poda vai fortalecer o caudex porque todo líquido que tem a planta estará concentrada na parte mais baixa. Os galhos tendem a brotar e sua planta ficará muito mais bonita.  
Adenium sem poda
Agora veja um Adenium podado, você mesmo notará a diferença e terá coragem de podá-lo.

Adenium podado
Para ser podado ensinaremos os cuidados e a técnica. Você vai gostar do resultado.E se você quiser, pode levar seu Adenium para podarmos juntos. Será um prazer!
Outra ensinamento que procurarei repassar é como fazer um entrelaçamento entre dois ou mais Adenium. O resultado é surpreendente, principalmente se você usou Adeniums diferentes, por exemplo, um vermelho e um branco, um rosa e um branco. Ao florescer as flores se confundirão.
Floração de Aeniums entrelaçados
Bom e se ainda tiver tempo, pois só tenho uma hora para ensinar tudo isso, procurarei tirar todas as dúvidas.
Anote aí: Dia 24/11/2013- às 14 h, na Casa de José de Alencar, durante o 7º FestOrquídeas de Fortaleza. Eu, Vera Coelho, do AMO ADENIUM estarei com vocês. A oficina é gratuita, mas sugerimos a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma caixa de leite para ser doado a uma das instituições filantrópicas apoiadas pela Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO, a entidade realizadora do evento.

11 comentários:

djacyrsouza disse...

Sou professor e desenvolvo um projeto denominado PROJETO ECOGALERA que é uma ação que visa promover a consciência ambiental. Gostaria de realizar uma oficina deste tipo para alunos participantes.Quais as condições? entre em contato comigo...por gentileza
djacyrsouza@gmail.com OU 99799611
DJACYR DE SOUZA

hildita disse...

Olá. Tenho tres rosas do deserto em casa. Estava querendo fazer uma muda. Pesquisando, li que o ramo cortado tem que ficar uns dias "secando" até ser colocado no substrato. É isso mesmo? Outra coisa, qual seu endereço? Gostaria de visitar seu espaço.

hildita disse...

Nunca podei minha rosa do deserto. Estou criando coragem.

Unknown disse...

Oi Vera, sou eu o Carlos de Pouso Alegre-MG. Peço favor de você escrever o possível com fotos sobre o curso que vai administrar na Oficina de Adenium. Obrigado

Abs.

Carlos

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Oi amigos,

Prof. Djacyr, enviei convite para adicioná-lo no facebook. OK?
Podemos conversar.

Abs,

Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Hildita,

Você mora em Fortaleza?
Ligue para mim 87828097.
Abs,
Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Oi amigos,

Prof. Djacyr, enviei convite para adicioná-lo no facebook. OK?
Podemos conversar.

Abs,

Vera

lulu disse...

OLÁ COMO FAÇO PARA ADQUIRIR SEMENTES DE ROSA DO DESERTO.

Tia Paula disse...

Gosto muito do seu blog. Criei coragem e podei a minha Adeninun. Ela começou a dar vários brotinhos, estou doida para ver uma flor, ela ainda não deu nenhuma, espero que com essa poda ela crie forças para me trazer belas flores.

Daniela Arrais disse...

Bom dia. Adorei seu blog. Comprei algumas sementes de Adenium pela internet mas nao estou tendo sucesso . Preciso muito de ajuda. Já possuo uma Obesum mas queria ir desde a semente... Você poderia me ajudar? Uns dizem para por a semenete de molho, outros para nao por... Nao sei o que fazer. Agradeço seu contato. Daniela Arrais Fortaleza Ce daniela@opcaotermica.com.br

Unknown disse...

bom dia !! amo esta planta, foi amor a primera vista,Comprei algumas sementes de Adenium pela internet mas nao estou tendo sucesso , ja fazem 6 meses que elas nao cresem, perdi quase todas as mudan so restaron 4,e elesa nao queres creser , elas esta com uns 5 cm por favor me ajuda