segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Explosão de cores - Adenium obesum

Foi muito bom chegar no sítio ontem e encontrar vários Adeniums floridos, mas este estava simplesmente maravilhoso, parecia uma explosão de cores, de beleza, de encantamento! Se Leonardo da Vinci tivesse vivo com certeza usaria seus pincéis para fazer uma belíssima tela.

Outros também eram exuberantes, este vermelho também mostrava seu brilho.

Tenho um branco com um ligeiro rosa nas pétalas que é um encanto. Está no fim de floração. Quero dar uma poda nele para vir com tudo, ou seja, com muitas flores, em todos os galhos.

Não esqueçam, dia 24 de novembro de 2013, às 14 horas, na Casa de José de Alencar estarei fazendo uma oficina de Cultivo de Adenium. Olha só a programação do 7º FestOrquídeas de Fortaleza:

Na pauta: semeadura de Adenium



                                                       Poda de Adenium.
                                                   
                                                     Replantio de Adenium.

                                               Entrelaçamento de Adenium.
A entrada é grátis, mas a Associação Cearense de Orquidófilos,que está promovendo o evento sugere a doação de 1 kg de alimento ou pacote de leite para ser doado as instituições filantrópicas: Instituto Cristo Rei e ao Abrigo Tia Júlia.

6 comentários:

Elisabete Delfini disse...

Eles são lindos.
abraços

Ariane Caroline disse...

Meu namorado comprou um vaso de adenium e eu gostaria d saber como cuidar, tem 3 dias q estamos com a flor e suas folhas estão ficando amareladas e caíram algumas.

nely moreira disse...

Nossa,estas flores são maravilhosas. Estou cuidando de alguns, comprei bem pequenos.... Estou na expectativa de apreciar as flores... enquanto isso vou curtido as dos outros...
.

Anônimo disse...

Olá, por favor, veja se você pode ajudar. Há 3 semanas comprei uma Adenium adulta (o vendedor falou em 5 anos), está em meia-sombra (com 6 horas de sol da manhã), o substrato me parece correto, tem bastante areia grossa. Nas duas primeiras semanas estava regando a cada 3 dias e a planta estava aparentemente muito bem, com as folhas bem verdes. Comecei a notar que o caudex estava amolecendo e as folhas amarelando e diminuí a rega, passando a regar depois de 1 semana. Pesquisei na internet e vi que poderia ser também por falta de rega e voltei a regar a planta, que ainda não melhorou, as folhas estão amarelas e marrons e o caudex parece que está podrecendo. Por favor, você tem alguma sugestão para que eu não perca a Adenium? Obrigado.

Anônimo disse...

Qual a época certa para a poda?
Procurei informações mas ninguém disse ao certo em que época do ano devemos podar.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

Renato

Tiago Bejart disse...

Olá, gostaria de saber se ainda cultiva adeniuns. Nunca mais vi um post. Sou grande amante de adeniuns e gostaria de trocar figurinhas sobre.
Agradeço se puder contactar.
tiagobejart@gmail.com