quinta-feira, 29 de julho de 2010

PRAZER EM CULTIVAR ADENIUM

A partir deste mês iremos publicar uma série de postagem do tipo "Conhecendo o meu Cliente", feita pelos nossos amigos-clientes, que já estão conosco nestes três anos de semeadura. A primeira postagem é de Karize Gomes, mais amiga que cliente, mora em Juazeiro da Bahia, uma linda cidade, ás margens do Rio São Francisco . Vejam só o que ela diz:

Eu, Karize Gomes moro em Juazeiro, Bahia (terra de clima super quente), sou Bióloga, sempre fui apreciadora de plantas, e buscando verificar algumas imagens na Internet, deparei-me com esse Magnífico Gênero Adenium, daí fui verificar algo sobre o cultivo aqui no Brasil, foi quando conheci o blog: AMO ADENIUM, aliás, um nome bastante sugestivo, pois, a planta é muito graciosa (Desde a germinação à fase adulta ela apresenta surpresas principalmente na exuberância do formato do caule e belas flores) Neste blog, além de valiosas informações, traz lindos exemplares e descrição dessas plantas.

Quanto à mediadora do Blog, a Vera Coelho é um ser iluminado, juntamente com sua filha cultiva há algum tempo diversas plantas dentre elas o Adenium. A mesma dispõe de algumas mudas e sementes para os interessados em iniciar ou multiplicar o cultivo. Como uma pessoa muito prestativa que é a Vera ainda nos ensina a “cuidar” e disseminar esse Gênero. Ela sempre está disposta a responder as possíveis dúvidas, de bom grado e empenho que dedica a essa temática de Plantas. A Vera tem contribuído bastante para a divulgação e aquisição de exemplares de Adenium.

Elas também são apaixonantes pela variedade de tonalidade das flores, que põe sempre a dúvida:

 
semente
-Qual escolher? E diante desta incerteza, você acaba querendo cada vez mais outra sementinha; E assim a espécie agradece a dispersão e plantio das sementes.
Fiz todo o processo da semeadura, poda (tem detalhes em postagem anterior). Claro que busco informações no Blog e recebo o apoio e elucidações da Vera.


 
Segue as imagens do desenvolvimento do meu Adenium:
Estufa feita de garrafa Pet, mostrando furos feitos com a ajuda de um arame quente;














.

Garrafa com substrato (areia+ terra vegetal) borrifa e coloca a semente e cobre um pouquinho. (esta anteriormente foi deixada de molho de 2 a 4 horas em água, para quebrar a dormência da semente); (processo feito em 10/11/2008).
Germinação da semente - fases1 2 e 3

Processo de germinação da semente que ocorreu por volta de uma semana do plantio, evidenciando as fases do surgimento da plântula (embrião vegetal após a germinação).

3 meses

O Adenium já com 3 meses foi mudado para um vaso (foi feito o corte da coifa( ponta da raiz principal) e do ápice foliar.
Poda

 
7 meses

1 ano e 4 meses
                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                               
1 a e 9 m (29/07/2010)


Esse exemplar, apesar de ainda não ter florescido (devido provavelmente a podas), apresenta-se com um caule bem gordinho característico da espécie. Percebo que ele adora o sol desta região.



É muito prazeroso cultivar esta Planta e acompanhar o seu desenvolvimento, estou ansiosa pela chegada das flores deste exemplar e dos próximos que estão por vir.

3 comentários:

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Muito bem Karize, seu Adenium está lindo, fazendo pose. rsrsrsrs
É hora de adubar com adubo de floração para obter lindas flores. Parabéns! Fico muito feliz por ter contribuido para seu aprendizado.
Abraços,
Vera

Viviane disse...

Gostei muito do blog e valorizando também os clientes.Que legal essas imagens da karise, da para perceber que é a mesma planta nas últimas fotos e verifica-se como deu uma engordada em 5 meses. Parabéns, linda plantinha com folhas fortes.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Viviane, não conheço ainda a Karize, mas a a tenho como uma amiga hoje, pela dedicação e confiança no meu trabalho. Ela me escreve quando tem dúvidas. Fiquei muito feliz em saber que aquela sementinha que comprou se tornou num belíssimo Adenium. Ainda vou postar aqui ele com flores.
Sempre gosto de dizer: cultivo plantas e amigos.
Abraços