quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Adenium e suas diversas espécies.



Como falei nas primeiras postagens deste blog, o Adenium é da família Apocynaceae. São várias as espécies descritas, as quais falaremos um pouco sobre algumas.

             







Adenium arabicum - descrito por Isaac Bayley Balfoocer, no ano de 1888. Habita os desertos da Península Arábica. Planta que pode atingir um metro e meio de diâmetro e uma altura de quatro metros. Vegeta solo arenoso, de bastante drenagem, pouca água e a pleno sol. O caudex é mais roliço que os demais. Suas flores variam do rosa escuro ao branco. As folhas tendem a ser grandes, largas e cerosas.

Adenium Boehmianum - descrito em 1888 por Hans Schinz e tem por habitat a parte ocidental da África do Sul, da Nanúbia a Angola. Seu solo é bem drenado, exigindo pouca água e muito sol. A planta chega a atingir dois metros de altura e uma de suas característica é que o caudex desaparece com o tempo. A subespécie Swazicum é encontrada no leste da África, África do Sul e Moçambique. O caudex pode atingir até um metro de diâmetro.

Adenium multiflorum - Johann Friedrich Klotzsch o descreveu no ano de 1861. Vegeta o solo arenoso e a sol pleno da Zâmbia, Malawi, Zimbabue, Moçambique, África do Sul e Suazilândia.As flores variam do branco ao branco com vermelho.

 Adenium obesum - descrito por Johann Jakob Roemer e Schultes Joseh, em 1819.  Disperso em toda África, vegeta solo pobre, bem drenado, pouca água e muito sol. O caudex pode atingir um metro de diâmetro e a planta em torno de cinco metros. É o mais conhecido e procurado por seus colecionadores pela variedade de cores das flores, com forma de trompete, variando do branco, rosa e vermelho. Existe uma infinidade de hibridações nesta espécie, tornando cada vez mais admirável esta planta.

Adenium Oleifolium - Em 1907, Otto Stapf o descreveu. Planta de porte pequeno, atinge somente 30 cm de diâmetros e 60 cm de altura. É encontrado no sul do Botsuana, África do Sul e leste da Nanúbia. As flores são de cor rosa com branco no centro.

Adenium socotranum - descrito por Friedsich Vierhapper, em 1904. Este é considerado o gigante da família Apocynaceae, cujo caudex pode crescer até 2,5 m e a planta 3,5 m de altura. Vegeta Socotra, daí a origem do seu nome. As flores são de cor rosa pálido.

Adenium somalense - Isaac Bayler Balfour o descreveu. O anão não é conhecido. Este habita a Somália, Quênia e Tanzâmia em solo fraco, drenado, de pouca água e muito sol. Seu caudex atinge 50 cm, enquanto a planta chega a cinco metros de altura. As flores são rosa escuro.

Fonte: www.bihrmann.com/CAUDICIFORMS

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem? Meu nome é Jorge e sou de Três Lagoas,MS. Tenho 4 mudas de Adenium. 3 delas eu comprei ainda bebê e a outra e comprei já florida. Depois da poda quanto tempo leva a planta pra florir novamente? Vou visitar o Ceará pela primeira vez em Junho, gostaria de visitar o seu viveiro e comprar algumas sementes/e/ou plantas.Seria possível? Seu blog é simplemente magnífico. Você não deixa de tirar dúvidas e de compartilhar os seus conhecimentos. Estou muito contente com tudo isso e gostaria muito de te conhecer.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá meu amigo visitante. Obrigada por visitar meu blog, simples, no entanto tem ajudado a muitos no cultivo correto desta magnífica planta.
Ainda não tenho um viveiro, divido com as orquídeas minhas sementeiras, mas terei o maior prazer em levá-lo ao nosso sítio, nem que seja só para apreciar.
Quando chegar mais próximo da sua viagem, escreva-me em pvt para eu passar meu telefone.
Abs, Vera

MaLuKaS disse...

Bom dia, Vera!... Adorei seu blog e estou encantadíssima com o Adenium Obesum... Ganhei ontem dos meus tios um vaso dessa maravilha mas estou com muito medo de não saber cuidar dela... Moro em Cuaibá, extremamente quente e não sei como devo regar, se preciso mudar de vaso... será que pode me ajudar?
O vaso que ganhei já está em flores, é lindo demais!!! Espero poder obter resposta..
Abraços e muito obrigada pelo blog!...

Geo disse...

Olá Vera, muto lindo seu blog, procurei sobre polinização mas não encontrei nada, a minha adenium esta florindo e gostaria de saber como fazer a polinização, se vc puder me ajudar.
meu e-mail geoboton@hotmail.com
Obrigada

Geo disse...

Olá Vera, muto lindo seu blog, procurei sobre polinização mas não encontrei nada, a minha adenium esta florindo e gostaria de saber como fazer a polinização, se vc puder me ajudar.
meu e-mail geoboton@hotmail.com
Obrigada

Saulo disse...

CAROS AMIGOS,GOSTARIA MUITO DE COMPRAR SEMENTES DAS DIFERENTES ESPÉCIES DA ADENIUM.PEÇO A AJUDA DE VCS PARA ISSO,MUITO OBRIGADO....

Unknown disse...

Boa noite Vera! Gostaria de saber quanto tempo demora pra nascer as vagens com as sementes após a polinização cruzada. Obrigada!

Unknown disse...

Ola boa noite .
Tenho algumas RDs sou iniciamte com RDs e ainda tenho dificuldade com substrato . Atualmente uso térra vegetal areia gróssa casca de pinus e carvão triturado . Eu mesmo misturo na hora de replante pois comecei a partir de germinando sementes em apenas térra vegetal
Éssa mistura esta bom ou me recomenda outra mistura ???
Antecipadamente deixo meu obrigado .

Unknown disse...

Ola tenho uma planta que não consigo descobrir a especie. Vc pode me ajudar?

Carluttt disse...

Boa tarde, só existem esses três tipos ? e a Dorset horn ? (sou Leigo) quero aprender . Muitíssimo obrigado.

Carluttt disse...

gostei muito do blog nunca entre em um, estou aprendendo.

Anônimo disse...

Quero saber quais são todas espécie que existe de adenium rosa na natureza