segunda-feira, 2 de março de 2009

Adenium de Poda




Pessoal, vocês lembram daquele post que fiz intitulado: "Não comprem Adenium", algo assim. O Adenium que não deve ser comprado é o de galho, lá eu expus os motivos. O caudex não se forma, o caule fica sempre reto, parecendo o do jasmim manga. Plantei os galhos em vasos, mesmo sabendo disso, todos pegaram, e agora estão bonitos, as folhas bem verdinhas, brilhosas e já com botões florais. Sabe o que fiz agora?
Suspense!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Taí ele, coloquei bastante pedra para drenar, adubei com húmus de minhoca, plantei-o diretamente na terra, dispensei o vaso e lá vem flores. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE


Pode até não ficar uma Brastemp, mas teremos flores, muitas flores. Ainda mostrarei ele aqui carregadinhos de flores e bem grandão.

Anotem!


A flor dele é esta aí, antes de ser podado.
Abração para vocês.
Vera Coelho
veracoelhov@gmail.com

22 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá!

Achei seu blog e resolvi escrever imaginando que talvez você pudesse me ajudar.

Ganhei duas mudas de rosa do deserto e preciso trocá-las de vaso. Você tem idéia de como fazer isso sem prejudicar as plantas? Não vou cultiva-las como bonsai, mas tenho medo de que elas sofram com a mudança... também não tenho certeza de que tipo de terra adubo usar...parecem bebês!

Abraços e obrigada desde já,

Ana Santos (acsrs@hotmail.com).

J.F. disse...

Oi, Vera.

Uma idéia muito boa, essa de utilizar os galhos podados para fazer canteiros. Onde consigo sementes de Adenium?
Abração e boa viagem a Natal, para você e a Ju.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Ana Francisca, desculpe-me pelo atraso em lhe responder.
Qual a idade dos seus Adenium? Com menos de seis meses já devemos usar um substrato mais rico, com húmus de minhoca, casca de arroz carbonizada, pó de xaxim, etc. Não tenha medo. Coloque-os no sol pleno e verá que as folhas ficam verdinhas e brilhosas.
Se não quiser que cresça muito é só podar a ponta para esgalhar.
Abraços,
Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

JF,
Tenho sementes, posso enviar para você. Quer tentar?

Abs,

Vera

J.F. disse...

Vera,
Quero tentar, sim. Depois, em PVT, me diga os materiais que preciso conseguir, pois em junho a melhor professora do assunto Adenium estará aqui no sítio.
Abração.

Anônimo disse...

boa noite sou novo na criacao de rosa do deserto voce sabe como eu retiro as semente da planta para cutivar meu e-mail alexandre_prs@hotmail.com

fico aguardando uma resposta
obrigado.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Alexandre,
Coloque as sementes de molho por 24h, que ela se soltará facilmente da palha. Daí é só plantar.

Abs,

Vera

Marta disse...

oi, Vera, amiga que mora no meu coração
já coloquei link desse site no meu blog
já li quase tudo, e fiquei apaixonada pelas flores

bjkasssssss

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada Marta, também linkei o seu, que está maravilhoso. Não sabia que era poetiza.
Beijão,
Vera

Unknown disse...

Boa tarde Vera!

Sou bióloga, amante das plantas e como não poderia deixar de ser, da rosa do deserto, é claro.
Porém sou novata em informações, e a senhora como mestre no assunto, gostaria de algumas dicas; por que quero ter variedades..
A senhora vende as mudas?

Obrigada desde já

Camila

Anônimo disse...

OLA, VERA
SOU FÃ DO SEU BLOG.
TENHO ALGUMA ADENIUM POREM NUNCA DERAM FLOR.
POR FAVOR ME AJUDE;
TENHO ELAS A QUASE UM ANO, COMPREI SEMENTES E PLANTEI, ELS ESTAM COM QUASE UM ANO E NUNCA FLORIRAM, ESTAM PLANTADAS EM VASO PARA BONSAI.
QUANDO AS PLANTEI NÃO SABIA QUE TINHA QUE PODAR A RAIZES PRINCIPAL E A GUIA, ENTÃO NÃO PODEI. O QUE FAÇO PARA ELAS DAREM FLORES.

POR FAVO ME AJUDE.
leidy.braga@yahoo.com.br

LIU disse...

Boa noite Ana Francisca como faço para comprar semnetes de rosa do deserto? meu e-mail: livia.cruz2@hotmail.com desde já agradeço

LIU disse...

Boa noite Ana Francisca como faço para comprar semnetes de rosa do deserto? meu e-mail: livia.cruz2@hotmail.com desde já agradeço

alice disse...

Oi, Vera ! Parabéns pelas suas belezuras !
Comprei ontem uma muda de uns 25 cm, espigada, não tem galhos. Pode-se podar em qualquer idade? Acho q ela não é muito novinha, inclusive parece já ter florido.
Fiz essa pergunta tbém pelo email, não sei qual será melhor p/ vc responder.
Grata
Alice

Anônimo disse...

Oi
Vera

Estou apaixonada pela rosa do deserto, porém sou novata no cultivo, comprei uma muda de uns 14cm, plantei num vaso médio com pédriscos, casca de árvore, pouco de terra de floricultura e fibra de coco, está correto? coloquei 1 colher de adubo (mistura de farinha de osso e torta de mamona) tenho que fazer alguma poda?
abraços
Cristiane
meu email: cris.cambraia@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA,ESTOU APAIXONADA POR ESTA PLANTA E QUERO COLOCA-LA NO MEU JARDIM QUE E PEQUENO MAS REPLETO DE FLORES DE TODOS OS TIPOS,MAS AQUI EM SOBRAL NÃO CONSEGUI ENCONTRA-LA.POR FAVOR ME AJUDE.DESDE JA AGRADEÇO ZELDIR

rafaposa disse...

Olá, será que você pode me ajudar? Minha adenium tem 2 anos, está com quase 1 metro, nunca podei, o caule está bem bonito, mas ela nunca deu flor. O que pode estar acontecendo? Obrigada

verajardim disse...

Olá, será que você pode me ajudar? Minha adenium tem 2 anos, está com quase 1 metro, nunca podei, o caule está bem bonito, mas ela nunca deu flor. O que pode estar acontecendo? Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha Vera, venho fazer aqui uma importante correção:
Também sou um dos adeptos do cultivo do adenium e vi esse post dizendo que o ele se plantado de galho não desenvolve o caudex. Bom, através da experimentação descobri que isso não é bem verdade. Pois é, de algumas mudas que fiz por galho, algumas estão desenvolvendo o caudex. Também me admirei muito, mas realmente estão se desenvolvendo notoriamente abaixo do solo, descobri quando fui fazer a troca de vaso e fiquei muito impressionado, de umas 20 mudas de galho umas 5 desenvolveram caudex e as outras estão ficando com caule bem encorpado um "pseudo-caulex", e também muito bonito. De qualquer maneira , acredito que isso tenha sido resultado da forma que tenho cultivado, seguindo varias praticas da formação de bonsais, como podas radicais e de refinamento em galhos e raizes, e no caso do adenium, privação de água em alguns períodos. Espero ter colaborado e reforço a importância do seu Blog nos desbravadores do cultivo do adenium!

Unknown disse...

ola...podei a minha rosa do deserto, mas axo que nao fiz direito, agora ela esta ficando murcha na ponta onde cortei, sera que ela esta morrendo?