segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Outra maneira de semear Adenium


Temos que buscar alternativas de semeaduras. Seria interessante cada um repassar seus conhecimentos e dicas para compartilhar com os amantes de Adenium. Qual o substrato que usa? Que recipiente utiliza? De repente você tem uma idéia melhor que a minha, por que não compartilhar?


Quem nos envia sua receita e mostra seu cultivo é a amiga Karize, de Juazeiro, Bahia, apaixonada por Adenium.

SUBSTRATO:Utilizei terra de jardim (areia)+ terra vegetal+húmus de minhoca; Todos em proporção igual.


PET: (funciona como uma estufa, ajudando ao desenvolvimento da germinação das sementes). Utilizei garrafa Pet Branca para poder ter boa penetração de luz; Corta a garrafa ao meio e na parte de baixo faz 2 pequenos cortes nas laterais do vaso para poder encaixar melhor a parte de cima do vaso; Faz furos na parte de baixo da garrafa para uma boa drenagem, não se esquecendo de lavar a mesma com esponja e sabão, podendo colocar ainda um pouco de água sanitária para uma melhor limpeza;




Depois, coloca uma camada de pedrinhas por cima dos furos, e em seguida acrescenta o substrato; Molha um pouco essa terra (só para ficar úmido); É chegada a hora de "semear as sementes" coloca as mesmas por cima da terra horizontalmente, só encaixando para se firmarem à terra; tendo cuidado para não enterrá-las; Depois feche a mine-estufa e mantenha assim até germinar; (deixar em local claro sem incidência de sol direto na garrafa); Para saber se tem água suficiente, deve formar no plástico transparente uma camada de água; se assim estiver não molhe, pois ali está mantido um bom ciclo para o desenvolvimento das sementes; (ecossistema);


Depois que germinarem, geralmente por volta de uma semana de plantadas, de vez em quando vai abrindo a tampa da garrafa para entrada de um novo ar, para uma melhor oxigenação, mas por instantes e depois a feche novamente; Com o passar dos dias, se você notar que a terra está seca pode molhar um pouco, "só uns respingos" para umidificar;



Depois quando maiorzinha vá acostumando aos poucos suas mudas ao novo ambiente: tire a tampa de cima da garrafa; depois, quando maiores, assim passados uns 30 dias tire a parte de cima da garrafa, mas ainda deixe na claridade sem luz do sol diretamente; Quanto a esse item vá acostumando aos pouquinhos deixando elas no sol cedinho alguns minutos... Depois mais minutos... Assim sucessivamente com o passar dos dias.



Quando Você achar que estão vigorosas, é chegada a hora de serem transplantadas para os vasos; nessa fase também recomenda-se fazer a poda da ponta da raiz (coifa) e do broto de cima da planta(parte apical). Recomenda-se realizar este ato aos 90 dias; mas também irá depender do vigor da planta; assim que a mesma estiver com uns 6 pares de folhas pode realizar esse procedimento;


Karize Gomes, Juazeiro, BA.

24 comentários:

Carol Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana disse...

Que idéia boa,de plantar as sementes em garrafas plásticas; adorei pois além de obter boa germinação ainda utiliza materiais reciclados. Parabéns pelo plantio.Estas plantas são formosas.

Carol Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Fonseca disse...

Parabéns pela maneira transparente de esclarecer passo a passo de como semear estas obras de Deus, que são umas belezocas divinas. Gostei muito da sua preocupação com o meio ambiente em utilizar recursos recicláveis. Se cada ser humano cultivasse apenas uma plantinha,talvez vivéssemos dias melhores. Tentarei lograr com êxito seguindo suas dicas. Deus lhe proteja! Qualquer coisa deixo registrado aqui.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Luciana e Carol, é preciso buscar alternativas de propagação, melhorar o meio ambiente e divulgar a beleza do Adenium. Visitem sempre, para mim é um prazer imenso recebê-las aqui. Abraços, Vera Coelho

Gil Ferreira disse...

olá eu comprei duas mudas bem pequenas ...elas cresceram só um pouco coloquei pedras,carvão e pedaços de paus ..uma delas as folhas amarelaram e cairam ficando apenas com uma folha (o que está me deixando em panico ) a outra tá bonita mas acho que vou ter que troca de vasilha ,estou achando pequena ...gostaria que se possivel vc me desse algumas dicas de como cuidar as suas estão lindas ...Aguardo contato
meu email gilzeteferreira@yahoo.com.br
bjx Gil

Anônimo disse...

Olá Vera!
Estive na Exposição do Bosque das Mangueira, no Sábado (14/03/09).
Adorei te conhecer e adquirir uma muda da rosa do deserto (Adenium obesum).
Estou cuidando dela com todo carinho.
Ela é linda!
Obrigada!
Um abraço, monica

Anônimo disse...

Olá Vera!
Estive na Exposição do Bosque das Mangueira, no Sábado (14/03/09).
Adorei te conhecer e adquirir uma muda da rosa do deserto (Adenium obesum).
Estou cuidando dela com todo carinho.
Ela é linda!
Obrigada!
Um abraço, monica

Lucy Falcão disse...

Oi Vera!
Nunca tinha visto uma planta tão linda.
Adoro flores e essa me emocionou.
Quanto custa uma mudinha?

bjs

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Mônica,
Pois é menina, saimos de Fortaleza com algumas mudas de Adenium para vender em Natal, apenas um dia. Viagem cansativa, mas foi muito bom porque mostramos nosso trabalho, ainda ganhamos um dinheirinho. Qualquer dúvida quanto ao cultivo, pode me escrever: veracoelhov@gmail.com
Abraços,
Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Lucy,

São realmente plantas apaixonantes, que encantam. Escreva em pvt: veracoelhov@gmail.com
Abraços,

Vera

Gil Ferreira disse...

olá eu comprei duas mudas bem pequenas ...elas cresceram só um pouco coloquei pedras,carvão e pedaços de paus ..uma delas as folhas amarelaram e cairam ficando apenas com uma folha (o que está me deixando em panico ) a outra tá bonita mas acho que vou ter que troca de vasilha ,estou achando pequena ...gostaria que se possivel vc me desse algumas dicas de como cuidar as suas estão lindas ...Aguardo contato
meu email gilzeteferreira@yahoo.com.br
bjx Gil
Repetindo ainda ñ recebi resposta por favor aguardo pois tenho muitas duvidas e as minhas lindinhas uma caiu todas as folhas estou literalmente em panico rsrrs
mais uma vez obrigada e aguardo contato ok!!! Vera
Gil

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Gil,

O substrato que está usando com certeza está pobre. Use terra vegetal, húmus de minhoca, pedacinhos de carvão, brita, areia grossa, casca de pinus e se tiver, casca de arroz carbonizada.
Quando eles estiverem bonitos, dê uma poda para esgalhar. Dê-me notícias. Abs, Vera

Diana disse...

Olá! Parabéns Karise vejo que tem cuidado e carinho com suas plantas; Gostei também da iniciativa da forma de plantio; É bom cultvar plantas com essa dedicação.E ótimas plantas da Vera também.

blogger disse...

oi Vera amei seu blog ,tenho uma adenium mas eu nao sei muito a respeito das podas, poderia esclarecer melhor? e a respeito de proteger a adenium no inverno?muito obrigado aguardo a sua resposta,meu msn e andrew_felipinho@hotmail.com.xau bjos.

Anônimo disse...

oi amiga amei sua ideia!1tenho alguns adeniuns e tambem amo essa plantinhas,amiga tenho uma duvida e gostaria de perguntar a vc,tenho algumas florescendo pela primeira vez,e gostariade saber se naturalmente vao soltar sementes,ou nao?ouvi dizer que é preciso fazer uma polenizaçao manual para sairem sementinhas,é verdade?se for me ajude a descobrir como proceder?/obrigada amiga.meu imail
cacau_srso@hotmail.com

Anônimo disse...

por favor gostaria de saber como faço para receber sementes da rosa do deserto?Mande pelo meu email eque é: nadyrrm@hotmail.com

SILVIORQUIDOIDO disse...

EU COMECEI A CULTIVÁ-LOS A POUCO TEMPO, PORÉM ATÉ A DATA ATUAL 16/08/11 ESTOU TENDO ÊXITO! Fiz a semeadura em um vaso de bonsai e depois coloquei papel filme em cima dando umas duas voltas do papel em cima das sementes, fiz uma mistura de areia branca e terra preta com pedrinhas de seixo. Depois de duas semanas já estavam quase todos brotando. Passados 60 dias já transportei para vasos coeltivos e depois aos 100 dias farei a poda e colocarei em vaso unitários. Perdi alguns no transporte para vasos coletivos, vindo os mesmos a murcharem a raiz e depois a morte dos filhostes, mas foram poucas mudas perdidas.Adubei com Biofert Plus depois com 60 dias e com porcentagem a menos que a indicada no frasco.

Ana Livia disse...

Primeiro parabéns pelo capricho das fotos, estão muito lindas :) E as mudinhas estão perfeitas! E a dica que tenho é que qualquer ambientezinho fechado e transparente vai funcionar, também pode tentar colocar a sementeira inteira dentro de um saco plástico transparente, inflado, e fechar bem, faz uma bolha de germinação rsrs
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Oi, fiz esse prcedimento e minhas sementes germinaram estão ficando lindas.

margô disse...

Gostei muito das dicas para plantar as sementes.Estou aguardando a chegada das que eu comprei.Gostaria de saber quanto tempo demora a primeira floração.Estou muito interessada nestas informações.Parabéns pela clareza das dicas.aguardo .

janio disse...

olá tudo bem gostaria de saber a época da dormencia da rosa do deserto aqui no ceará.o cachorro destruiu minha muda deixando só o bulbo com algumas raizes é possivel ela brotar com um tempo.
abraço e grato pela atenção

Unknown disse...

OUTRA MANEIRADE GERMINAR SEMENTES DE ROSA DO DESERTO SEM TER PROBLEMAS COM FUNGOS.........
1passo-deixe de molho as sementes em agua mornae filtrada ,por volta de 2 a 4hs
2passo-ache uma vasilha,tipo aquelas vasilhas que vem salada do mercado
3passo-pegue papael toalha dobre umideça ele que fique bem unidomas nao enxarcado,coloque dentro do pote,tapoer.algo quede pra tampar.
4passo-coloque as sementes disposta em cima do toalha papel e cubra com outra tolhade papel e borrife com a agua filtrada ou agguade chuva ou ate melhor agua destilada...
umideça a toalha sem enxarcar e fexea embalagem
5passo- deixe longe da luz do sol,mas em lugar claro
6passo-em tempo em tempo olhee veja se o papel toalha esta seco e burrife novamente.em dois dias as sementes ja estaro brotando,algumas em 3,4,5,6,7varia muito da qualidade da semente
7passo,depois que tiver ja uma tamanho bom vc replanta no substratode sua escolha,existe varios tipos.

este metodo evita quea semnete entre em contato com fungos e bacterias.

a aguaa melhor ea agua destilada.mas pode ser filtrada,fervida ou aguada chuva quee uma agua destilada,sem sais.

detalhe agua com cloro prejudica a sementes.

temperaturae fundamental
25a 28graus sao ideoas pra germinaçao

qualquer duvida meu emaile a
ativosctbadisponivel@hotmail.com

Anônimo disse...

qaual a melhor epoca para semear a rosa do deserto ?