domingo, 4 de janeiro de 2009

Adenium para venda.


Em março de 2008 semeei duas mil sementes de Adenium obesum, cores variadas e o resultado foi surpreendente. Destas, pouquíssimas eram estéreis, ou seja, não germinaram. Após semeadas, as mudinhas passaram por diversas fases, mudança de substrato, poda da raíz principal, poda da ponta da planta e muitas a poda da poda, para dar mais força ao Adenium e provocar muitos galhos.

Hoje as mudas estão assim, robustas, fortes, já recebendo adubação para floração, de modo que a qualquer hora teremos um festival de diversas cores nos Adenium, que até bem pouco tempo eram bebês.


O sucesso atribuo a paciência e ao empenho em acompanhar todas as fases de desenvolvimento. Observando se alguma praga o ataca, que é a coisa mais comum, principalmente de cochonilhas e pulgões. Vigilante como sou, usei spt "casa & jardim" para espantar insetos sugadores, de modo que a planta ficou livre de seus inimigos.

Alguns já ensaiam um raiz cruzada, dando um charme a planta, fazendo parecer uma dama de pernas cruzadas.






Enquanto outros não estão nem aí por serem taxados de gordinho, bolinha, obeso, ou coisa parecida. Regime, nem pensar, se acham o máximo! Sabe que eu digo o mesmo! São fofos demais!




O estilo Gisele Budchen não faz meu gosto e tenho certeza que o seu também. Eles crescem, crescem num só sentido e dão flores num único galho. Até eu aprender a lidar com esta planta, só tinha estes magricelos.



E as flores, você vai me perguntar? Quais são? Olha, com toda sinceridade, não sei e como você estou louca para saber, mas gosto mesmo é da surpresa. Quando surge uma cor diferente para mim é uma festa, vibro, pulo, celebro! Tem surgido cores interessantes e vai depender de muita sorte. Aliás, sorte mesmo é possuir qualquer um destes. Quero ter um de cada cor em minha coleção.























Fico muito feliz por este blog está propiciando aprendizado e despertando interesse no cultivo desta exótica planta africana, que se adaptou muito bem ao clima brasileiro, principalmente o tropical, embora pessoas do Sul e Sudeste me dão notícias de que vão muito bem em regiões menos ensolaradas. Recomendo a todos que adquiriram Adenium, protegê-los das chuvas e geadas usando plástico transparente, agindo desta forma vocês terão agradáveis surpresas durante o ano.
Agradeço de coração a todas as mensagens que tenho recebido, parabenizando-me pelo blog. Ele é seu também, dê sugestões, opine, critique.
Desejo a todos um Ano Novo repleto de bençãos e muitas flores.
Despacho para todo o Brasil.

20 comentários:

Karla Brasil disse...

genteeee que blog lindooooo adorei viu cada flor lindona! E tmb gostei dos seus escritos parabéns! Viva os Cearázim na net!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Karla, seja bem vinda!
Visite mais vezes, temos prazer em trocar idéias, principalmente se relacionadas às plantas, amo todas.

Abs,

Vera Coelho
Fortaleza-Ce.

Unknown disse...

Olá Vera !!

Tenho uma tia que é apaixonada pela Rosa do deserto e me pediu para procurar na internet o modo certo de cultivo e encontrei seu blog !

Ela me disse que as folhas amarelaram e logo após... é normal isso acontecer ou não ??
Sobre a poda e a polinização(pesquisando aprendi que é manual, mas de que forma ?) ... tem como voce passar alguns macetes ???

Bom ... agradeço desde já e minha tia também !!!!

Parabens pelo Bolg !

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Gabriel,
É normal sim, as folhas amarelarem e caírem. Quando não é ataque de pulgão ou cochonilhas, é o início de uma floração. O melhor que se faz é observar.
Quando as flores começam a surgir vem de uma queda nas folhas. Nada mal!
Quanto a adubação tanto pode ser orgânica como foliar. A orgânica uso o esterco de gato em pequena quantidade, mas desde pequeninos, uso o húmus de minhoca, que é também um adubo orgânico.
O foliar uso o Peter´s, pulverizando todas as partes da planta.
A poda e a polinização são manual. A poda explico passo a passo em meu blog. Já a polinização ainda não postei. Estou amadurecendo a idéia e me aprofundando para repassar ao inúmeros amigos.
Abraços,
Vera Coelho

Anônimo disse...

Vera, parabéns, seu Blog é beleza, nos ajuda muito. Recebi 02 mudas de 03 meses, ou seja, 15 cm. Vera, como faço para aparecer raizes cruzadas? Quero deixar meus adeniuns com raizes bem trabalhadas. -- Fico muito agradecida

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Luz, com três meses não dá para trabalhar as raízes, a não ser a poda.
Quando ele estiver mais forte, com novas raízes você pode trabalhá-la, cruzando entre si. Com certeza ficará muito bonito e sensual. rsrsrs Abraços,

Carol Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vera, adorei o seu blog. Vou começar a minha coleção de Adenium e vira e mexe volto no seu blog pra saber o que fazer. Adorei todos os posts e as fotos que vi aqui só me fizeram ficar com vontade de ter um de cada cor!!! :)

Alimentação e Longevidade disse...

Vera seus adenium estão lindos!!!!!!!!! os meus ainda estão pequenos, alguns já estão com seis meses e estou com medo de fazer o que vc sugeriu de podar o ápice, fiz isso em alguns, mas até agora não surgiram novos galhos, apenas um galhinho.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Alzenir, não tenha medo. A poda só vai revigorar a planta, e ainda por cima esgalhar, torná-la mais bonita. Abs, Vera

Silvia Regina disse...

olá Vera amei seu blog tudo de lindo ele
conheçi a rosa do deserto atravez dele e adorei esta simpatica e exotica planta gostaria de saber se vc vende as sementes? quero comprar pra ter em meu jardim mais esta beleza da natureza.

abraços e adorei tudoooooo

Patricia Macri disse...

Olá, Vera! Adorei o seu blog! Ganhei uma muda da rosa do deserto, mas ela está magricela rs... vou seguir suas dicas de poda. ah, percebi que as folhas são diferentes das que vi nas fotos, são mais gordinhas e menores, é algum tipo diferente? Vc conhece por acaso? Ah, vc tem sementes p/ vender, tenho interesse em comprar. Obrigada pelas dicas, seu blog é de grande utilidade! Valeu!

Anônimo disse...

O estilo Gisele B. faz meu estilo sim e da maioria do homens heterossexuais também. Adenium sim... esta prefiro entroncada e robusta... mas mulher gorda é coisa do século retrazado...kkk

Anônimo disse...

Bom dia Vera! Visitei seu blog e achei tudo maravilhoso.gostaria de adquirir sementes ou se possivel mudas de rosa do deserto.meu email é:claudia_saoseba26@hotmail.com desde ja agradeço e aguardo seu contato.

Anônimo disse...

Vera adorei suas plantas as flores são lindas,gostaria de possuir uma.como conseguir sementes? me oriente por favor. desde já agradecida.

glauciana disse...

olá, tenho uma planta que nunca floresceu depois que comprei, deixo ela em pleno sol e nao troquei ela de vaso. o que posso fazer??? valeu bjs

maria disse...

olá!!!
gostaria muito de comprar as sementes de rosa do deserto ou mesmo mudas.....por favor me digam como eu devo fazer.....amo esta planta ela até paraliza a gente por tanta beleza...

grata

maria disse...

Vera e parabéns pelo seu blog.......é muito lindo esta beleza.

uM ABRAÇO E ME DÊ AS INDICAÇÕES POR FAVOR.

Amo a Natureza disse...

Olá Vera

plantei 10 sementinhas de adenium.Como voce disse,tambem não tenho idéia das cores.Perdí uma.Acho que foi excesso de água.Eu não sabia.O bom disso tudo é que vamos aprendendo.Acho todas as cores muito lindas,mas a minha paixão é o black fire.Por acaso voce tem a semente?Se tiver,gostaria de adquirir.Envie-me
valor,forma de pagamento etc.
O seu blog está lindo.Não pare de postar.
O meu contato é:

Riva-1962@hotmail.com
Por favor me responda
Um grande abraço

Anônimo disse...

Olá!Desde que vi esta flor pela primeira vez em uma feira,fiquei encantada.Procurei e logo encontrei um fornecedor de sementes.Comprei um kit misto semeei e germinou bastante.Algumas não sobressaíram.Ainda não tem nem um ano e 7 a 8 já floriram.Uma em especial já está repetindo a floração.Estão bastante saudáveis com exceção de uma que parece que aniquilou,mas não morreu.Está minuscula.Parece um bebê prematuro estou cuidando com muito carinho desta em especial.Vale a pena cuidar e ver o desenvolvimento das mesma.cada dia uma nova surpresa.parabéns pelo seu blog.Sempre que posso vejo alguma coisa importante por aqui.