terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Não compre Adenium..............

A beleza do Adenium não está somente nas flores. O caudex é simplesmente fantástico!


Quanto mais formado, ele torna-se mais bonito.



E como deixá-lo assim?

Existem passos e passos que venho repassando aos amigos desde a semeadura, observando as plântulas germinarem, mantendo o substrato úmido, depois as mudinhas crescendo, a troca de substratos, a poda das raízes, a poda do ápice da planta e a poda da poda. Quanto mais ele é podado, mais bonito ele vai ficar. Galhos são formados e a possibilidade de flores surgirem para todos os lados é bem maior. Fazendo desta maneira você terá só alegrias.



O título deste texto é: Não compre Adenium.....

Mas por quê? Observe que coloquei uns pontinhos, isto para manter um certo suspense. Compre Adenium sim, plantado de sementes.

Como saber se aquele que estou comprando foi semeado?

Fácil, muito fácil. Aquele galho que foi podado pode ser plantado e pegado. Tenho alguns assim, mas estes jamais venderia porque causaria uma frustação ao meu cliente. Explico, este galho não formará o caudex, essa barriguinha linda característica do Adenium. Ele plantado de estaca fica aquele estirão, reto, que nem um cabo de vassoura.


As folhas nascem, ficam verdinhas, mas o caudex nada, vejam as fotos abaixo. Cá entre nós, não é horroroso!


Então muito cuidado, Adenium só de semeadura! A procedência da compra também deve ser levada em conta.



Vera Coelho

veracoelhov@gmail.com

19 comentários:

Anônimo disse...

That's a nice caudex on the Adenium in the third picture. Cool blog.

Anônimo disse...

Amo esse blog. So a Vera pra ensinar com tanto carinho como cuidar de um adenium.
Parabens Vera....estou seguindo todas suas dicas.
Obrigada, Carolina Rabelo

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Carolina, fico feliz em poder ajudar a quem cultiva esta linda planta. Quando criei este blog foi justamente para ser auxiliar os inúmeros amigos e visitantes. Qualquer dúvida entre em contato comigo. Obrigada pela visita. Abraços, Vera

Alimentação e Longevidade disse...

Vera querida, obg pela dica de podar meu adenium, já fiz isso com outro e ficou lindo. Um beijo.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Alzenir,
O Adenium só fica bonito se podado. Costumo fazer a poda da poda, de modo que galhos e mais galhos surgem e a planta se fortalece.
Como fico feliz em saber que as pessoas estão aprendendo o que estou ensinando. Abs, Vera

Unknown disse...

Vera, eu já percebí que plantar galhos de adenium não temos o mesmo resultado que plantando de sementes. Sou iniciante nesse ramo mas tenho aprendido muito com você. Obrigada pelas dicas. Beijos.

Anônimo disse...

Achei você!Lindo blog!Amei as "barriguinhas" e ensinar como você:só você!Bj! Maria Guerra

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Zena, é verdade, plantar de galho até nascem raizes, muitas folhas e flores, mas o caudex não fica gordinho. Somente plantado por sementes é possível apreciar a beleza integral de um Adenium.
Grande abraço,
Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Maria, você por aqui? Pensei que gostasse só de orquídeas. rsrsrsrs
Seja bem vinda! Olha, quem gosta de planta como nós, cultiva tudo, quem sabe você também adota um filhote de Adenium.
Abraços,
Vera

schneider disse...

caros amigos, alguem pode me indicar onde posso comprar sementes com qualidade

vinicius disse...

Ola eu tambem amo adenium kkkkk e eu fiz duas mudas atraves de estacas e elas ficaram retas (eh claro) mas eu vi pessoas que chegam a enterrar o caudex pois nao gostam da planta gordinha (eu amo as com o caudex enoooorme quanto mais gordo melhor) bom vc podia comercializar as adenium anorexus rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

amei esta planta comprei algumas sementes hoje faz 2 dias semeie so que nao joguei subistrato por cima, sera que vai nascer?

Luana Maira disse...

Vera é muitoboa a sua bondade ensinando a cuidar desta plantinha maravilhosa ,q Deus abençõe sempre vc.minha amiga q mudinha da minha rosa o q faço para tirar?beijinhos

Luana Maira disse...

vera ,amada made orientações pelo meu mail lmairas@hotmail.com obrigada

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se existe alguma forma de estimular o crescimento de mais galhos, por exemplo depois de um poda.. o meu depois que podei nao esta crescendo muitos galhos a mais.. obrigado!

Anônimo disse...

oa tarde!
Preciso de ajuda!
Ganhei uma rosa do deserto com folhas e flores, porém, as flores murcharam e caíram, as folhas amarelaram quase que todas de uma vez e também caíram...
Aproveitei pra trocá-la de vaso por outro pouco maior. As raízes já estavam atrofiando no vaso pequeno....
Coloquei pedriscos no fundo do vaso e uma mistura de húmus de minhoca com substrato de coco e areia grossa, com alguns pedriscos no meio. Podei a planta ( Apenas os galhos) e coloquei no novo vaso. Não reguei, pois o húmus de minhoca umideceu o substrato durante a mistura. Hoje, a terra já esta seca. Mas não sei se devo regar ou não. É nessa parte que preciso de ajuda:
O caudex e um pedaço da raiz ( o pedaço que aparece junto ao caudex) esta amarelado (amarelando) e ao tocar, notei que esta um pouco murcho ou mole. Notável apenas ao tocar. Bem pouca coisa mesmo.
Isso é normal? Ela esta morrendo? O que devo fazer? Retiro ela toda com raiz e deixo secar como alguns recomendam, ou devo apenas regá-la mais vezes? Não sei se é excesso de água ou se é falta da mesma. Se, ainda há como recuperá-la, como fazer isso. Enfim, estou desesperada. Por favor me ajude!

Anônimo disse...

Mas se você plantar a estaca ela florescerá e essa floração poderá ou não resultar em sementes. A imagem daquela estaca lá de cima é uma jasmin do caribe(Pumeria pudica), ja a outra é sim uma Adenium. ;)

Anônimo disse...

Correção *Plumeria pudica*

Unknown disse...

Vera sua primeita foto desse artigo mostra botões ao longo dos galhos, essa planta tem uma espécie em especial? É um tipo diferente?