quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Adenium no nosso caminho!



Neste final de semana, 06 de setembro, fomos à exposição de orquídeas em Natal. Chegando lá, uma grata surpresa, não tinha somente orquídeas para se vê e comprar, muitos Adenium obesum se exibiam em formas e cores.







Difícil era elegê-lo o mais bonito! Os preços estavam em conta, girando em torno de R$ 30,00 a R$ 150,00. Os mais antigos foram vendidos logo! Pena que meu carro não cabia mais um seddling.






Na tarde de sábado um curso de bonsai foi ministrado e como se sabe, o Adenium é uma das plantas preferidas para este fim. Infelizmente não pude assistir, por culpa dos amigos que chegavam de longe e me procuravam para um abraço.







Alguns já estavam peladinhos e algumas pessoas não entendiam daqueles estarem ali para venda. O vendedor explicou que aqueles carequinhas perderam as folhas para florescer. Sabia desse detalhe, mas fiquei calada ouvindo, como boa e comportada aluna, os ensinamentos do mestre.





Mais explicações ele repassava: quando se quer ter um caudex diferente, com as raizes à mostra, basta dá uma levantadinha. Este aqui, apontando para um, já foi levantado três vezes e mostrando para cicatriz que o caudex apresentava.





Encontramos um amigo, que nos sequestrou para sua casa. A idéia era mostrar suas orquídeas. Chegando lá, dei de cara com um Adenium belíssimo na entrada e já fui gostando. Não resisti e tirei uma foto. Este Adenium estava com duas vagens de sementes, cujas flores foram polinizadas pelos pássaros, coisa que não falta por lá. Por todo o jardim, Cassiano espalha frutas e ração para que eles se aproximem e tenham uma mesa farta! Em compensação é recompensado com o canto de cada espécie e ainda responsável pela polinização das flores. É sortudo demais!

9 comentários:

J.F. disse...

Oi, Vera. Até que estou gostando do assunto. Acho que vou comprar umas sementes da Ilma. hehehehe
Ontem fiz postagem no meu blogue e fiz uma recomendação especial do blogue Orquidário Terra do Sol.
Abração

JOSE LUIZ disse...

Vera, gostei tanto da Adenium que não resisti, comprei sementes de Obesum Pink (dessas foram muitas), menos de outras de cor diferente e exóticas, e um mínimo da Arabicum (bem mais cara...) Já plantei, agora é esperar os resultados e acompanhar pelas excelentes dicqas que vc coloca aqui a jeito de cultivá-los! Gostei muito dessa matéria, seu amigo não é privilegiado, mas sim alguém que constrói um mundo legal na cada dele em harmonia com a Natureza! Maravilha! Abraços!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Já tive muitas sementes e vendi todas. Agora é esperar que minhas mudas cresçam para vendê-las. Fico feliz que esta linda planta tenha conquistado o coração de dois grandes amigos, JF e JL. rsrsrsrsrs

Abraços,
Vera

Anônimo disse...

Oi Vera, Parabéns pelo seu blog! encontrei ele por acaso no google...
ja conferi todas as fotose gostei muito... estou cultivando adenium há um ano aproximadamente, mas estava sendo na "raça" mesmo só agora que estou tentando me aprofundar. se tiver como conversarmos um pouco e se não for te incomodar me mande um email, vou ficar muito feliz =]
diegumendes@hotmail.com
abração

J.F. disse...

Por que parouuuu??? Parou, por quêêê???
Queremos mais postagens.
Abração

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Oi amigos,

Andei parando um pouco a postagem por problemas de saúde em alguém muito especial na família. Agora verei outros artigos para postar. OK? Hoje curti muito minhas mudinhas, onde 25 passarão a morar noutro lar.
Vou fazer outro pedido de sementes, assim no próximo ano já teremos para atender todos os amigos do AMO ADENIUM.
Diego, vou lhe escrever.
Abraços,
Vera

GENTE DO BEM disse...

Gostaria de saber se existe curso de bonsai em Fortaleza...Se poderia me passar o endereço por favor...paz.

Anônimo disse...

oi,

Eu comprei sementes de adenium num site muito legal (www.jardimdaceleste.com) eles têm centenas de espécies.

Abraços

Anônimo disse...

oi boa noite.
vc poderia me dar uma dica como plantar as sementes, eu somente coloco em cima do substrato ou enterro um pouquinho com fina camada. desde ja muito obrigado Paulo