domingo, 27 de julho de 2008

TENHA UM ADENIUM SAUDÁVEL!


"Um Adenium bem nutrido, praticamente não apresenta problemas, por isso devemos cuidar da alimentação deles, fornecendo adubos de acordo com a necessidade nutricional da planta.Adubo químico: É necessário que o adubo foliar usado seja completo, contendo todos os macronutrientes ( nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre), bem como os micronutrientes (ferro, manganês, cobre, zinco, Boro e Molibdênio). Existem vários no mercado, compre apenas o que contem macro e micronutrientes.Adubo orgânico: Um excelente adubo orgânico é o esterco de galinha, que é um adubo completo e de liberação lenta. Podemos usar a torta de mamona associada com farinha de ossos, cinza de padaria ou carvão moido e casca de arroz carbonizada. 1 colherinha de 2 em 2 meses é o suficiente.Existe um terceiro adubo, o Osmocote, que é um adubo completo. Ele não substitui os anteriores e é usado de 4 em 4 meses."

Esta recomendação é da produtora Ilma Lima, que tem intimidade com Adenium.

9 comentários:

JOSE LUIZ disse...

Vera, gostei tanto dessa planta que vasculhei Morrinhos e acabei encontrando numa casa simples árvores com flores de cores diferentes, BRANCA, ROSA e VERMELEHO INTENSO (ganhei galhos delas) e numa outra casa uma cor exótica, tipo amarelo amarronzado. Deve ser ADENIUM, os galhos quebram-se fáceis e a seiva é um leite branco. A mulher da casa das plantas de flores diferentes nem sabia o nome dela. Procurei no seu blog e não achei dicas de como plantar ou fazer mudas iniciais por galhos. Por favor,faça um artigo sobre isso, pode ser simples prá quem já conhece, mas pra quem tá iniciando é uma ajuda e tanto! Notei que as dicas é pra quem inicia o plantio via sementes ou já tem pra fazer enxertia...no meu caso estou na estaca zero, e com galhos de planta adulta!!! AGUARDO ARTIGO OU RESPOSTA TUA! Abraços!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

José Luiz, um Adenium para chegar ao porte da planta que você viu em Morrinhos levaria muitos, mas muitos anos. Com certeza é um Plumeria, cujas flores se assemelham as de adenium, no entanto são perfumadas e o tronco é reto, diferente da rosa do deserto, cujo caudex é barrigudinho. No entanto não deixa de ser belo. Plante galhos de todas as cores que conseguir.
Já anotei sua dica e logo estarei preparando um artigo de como plantar Adenium por estaca. Todos que eu tenho foram plantados por sementes. Só quando faço a poda que aproveito os galhos e planto em vasos. Abraços, Vera

Anônimo disse...

Olá à todos... meu nome é Cristiane, e estava procurando por orquídias e acabei por achar esta linda Rosa do Deserto; mas que planta maravilhosa né? Linda demais... Vocês saberiam me informar onde posso comprar estas flores em SP?
Varri a internet e não achei nada.
Eu adoro flores, estou aprendendo agora a manter minhas plantinhas e aceito dicas e sujestões. Meu e-mail é cris_amaral_s@yahoo.com.br
Beijo à todos!

Unknown disse...

Boa noite ,olha eu ganhei uma muda tb mais gostaria muito de ter mais,pois achei lindas ,branca ,a rosa e dissem que tem amarela ,onde,e como eu encontro sementes ,,,de ANDNIUM??

Anônimo disse...

me apaixonei pelas flores,como faço para comprar sementes de adenium

maesona disse...

OLÁ VERA ONTEM ACHEI A MINHA QUINTA SEXTA PAIXÃO FUI EM UM VIVEIRO COM MEU MARIDO E LÁ ENCONTREI A FLOR DO DESERTO FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA, COMPREI E HOJE OLHANDO E ADMIRANDO ELA VI ESTÁ COM UM PEDAÇO DO TRONCO PERTO DA TERRA MEIO FOFO,ENTÃO VENHO TE PEDIR QUE ME ENVIE DICAS DE COMO CUIDAR DA MINHA ADENIUM,FICO AGUARDANDO MEI IMAIL lilianemaesona@gmail.com obrigada bjus!!!!!

Unknown disse...

Ola ,gostei muito das dicas
obrigado

wellington de santana disse...

vera,
Sou do semi-árido piauiense de gostaria de relatar minha experiência com Adeniun. Comprei sementes pela internet e tentei efetuar a semeadura conforme um vídeo do youtube. Na tentativa coloqueias em substrato composto por três partes iguais de areia grossa, carvão triturado e terra vegetal sem cobrí-las com o próprio, borrifei água e cobri com filme PVC e pus o vaso sob luz indireta em uma varanda. Aparentemente estava tudo correto, mas consegui apenas que mofassem no microclima criado. Tentei borrifar solução de sulfato de cobre, mas não adiantou.
Fiz nova compra de sementes, separei algumas (na primeira perdi todas de uma vez só) e coloquei no mesmo substrato, mas cobrindo-as somente com o substrato. deixei à de sombra de outras plantas que possuo. Obtive, aparentemente, êxito com 20% das sementes, mas após uma semana.
Gostaria, de agora em diante, de solicitar o acompanhamento de uma especialista para tirar dúvidas e retornar resultados.
Ficarei muitíssimo grato se aceitar.
welsan@bol.com.br
welsan@r7.com

Sátiro disse...

Bom dia
Meu nome é sátiro,fiz uma pequena estufa com garrafas pet,nasceram 50% das sementes.Continuam na estufa após 30 dias.O que devo fazer agora ? Meu e-mail é :
satirocharamba@bol.com.br

Um abraço