quarta-feira, 23 de julho de 2008

A importância da poda

"Podemos começar a podar os seedlings de Adenium já com 100 dias de germinado, o tecido do caule ainda é flexivel e esta poda não deixará cicatriz.Devemos podar o ponteiro da planta e sua raíz principal, desta forma a planta soltará várias brotações laterais, deixando a planta com aspecto compacto". Ilma Lima
Esta poda fará com que seu Adenium não cresça num só sentido, assim, surgirão vários galhos e a floração será mais intensa.
Foto: Adenium arabicum

6 comentários:

Adenium Bahia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Bom dia Vera
Parabéns pelo blog
Acho q é o único no Brasil
Por favor, poderia me explicar sobre este corte, quando vc diz... "Devemos podar o ponteiro"??
Obrigado
Wagner Torres

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Wagner,

Obrigada, pensei num blog onde pudessemos divulgar um pouco do seu cultivo.
Este corte deve ser feito quando o Adenium ainda é pequeno, assim, ele já cresce esgalhado. Digamos que você compre um e só cresce para cima, como um coqueiro. Não tem a menor graça, mesmo porque só dará flores ali. Então pegue uma faca, esterilize com água sanitária ou no fogo, corte, deixando o tronco pequeno. Em pouco tempo nascerão vários galhinhos e seu Adenium em cada galho lhe presenteará com muitas flores. Espero ter ajudado. Abraços, Vera Coelho

Dr. Luciano Azevedo disse...

Realmente fica bem mais bonito.

Anônimo disse...

Bom, ganhei uma rosa do deserto, e achei muito linda essa planta, gostaria de saber qual a melhor epoca para se fazer a poda e se poderia enviar a foto para poder me dizer o que posso fazer com ela para crescer mais galhos.

Vanderlei da Maia disse...

Vera, boa tarde
muito instrutivo seu blog, tirei muitas duvidas com ele
Por favor me tire mais uma, tenho algums mudas de adenium, quando as comprei fiz a poda da raiz como vc recomendou, mas fiquei com duvidas com relação a poda aerea, minhas mudas tem aprox 15 cm de altura e apenas um pendão (tipo coqueiro)com 3 ou 4 folhas, minha duvida é posso podas o caule abaixo das folhas? ficando só o tronco vai nascer novos galhos? que altura e a ideal para a poda? desde já obrigado.