terça-feira, 22 de julho de 2008

Cuidados que se devem ter.


Todas as espécies de Adenium são sensíveis às temperaturas baixas e a muita água, daí recomendar uma boa drenagem no vaso para que o caudex não apodreça.
Outro cuidado que se deve ter é nas folhas. Ao se apresentarem amareladas é sinal de alguma praga, podendo ser cochonilhas. Remova-as com um cotonete com 50% de álcool e 50% de água.


15 comentários:

Adenium Bahia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
joropean disse...

Tenho um Adenium Obesum e gostaria de saber como se faz a poda da raiz e, gostaria de adiquirir mais alguns exemplares pois, é uma planta muito bonita e exótica.
JRoberto
joropean@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OI, BOA TARDE............
ELAS SAO MUITO LINDAS, CHAMAM MUITA AS ATENÇOES. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELAS E SEU PLANTIU.
OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO.
LILIANA-REGINA@HOTMAIL.COM

Roberta Barros disse...

Tenho uma adenium que comprei a 1 mês e meio e já sei que o vaso está muito pequeno p ela.
As folhas estão amarelando. O tamanho do vaso também pode fazer isso ou vc acha que é uma praga mesmo?

Anônimo disse...

Na Verdade quero fazer uma pergunta, eu comprei uma rosa do deserto, mas estou na dúvida, pois eu li muito sobre esta, e uma das caracteristica desssa planta é o caule grosso e a minha já bastanate grande, 80cm, não paresenta o caule grosso, pelo contrário, bem fino, será que esta planta é mesmo uma rosa do deserto? existe outra forma de rosa sem o caule grosso?

Anônimo disse...

SOU A MESMA DA PERGUNTA SOBRE O CAULE, QUALQUER RESPOSTA SOBRE POR FAVOR ! ME ENVIE PARA : bem.t.quero@hotmail.com

Anônimo disse...

As plantas de Adenium obesum que não têm um caudex muito desenvolvido, em geral são plantas originadas de multiplicação por estaquia. As originadas de sementes desenvolvem um lindo caudex, que é´possível tornar mais bonito e proeminente, ao se manter o mesmo um pouco mais elevado, ou seja, para fora do substrato, a cada replantio.

marcio duarte disse...

Boa tarde ,sou marcio ,de cerqueira cesar sp.Gostaria de saber porque minha rosa do deserto caiu as flores ainda botão.eu comprei sementes de rosa do deserto ,e gostaria de saber como samear ,e o preparo da terra,onde deixar após samear,mande resposta .marcioduarte10@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi! Sou Juliana. Comprei 3 Adenium médios e plantei um um vaso largo, de profundidade média.
Moro no interior do Pará e na época de chuvas os adenium estavam bem. Mas agora começou o tempo seco, e um está amarelando as folhas.
Pensei que era falta de água, aí molhei bastante... mas fiquei na dúvida se era o correto.
Então tirei as pedrinhas que ficavam em cima do vaso para a areia poder secar...
O que devo fazer?
email: souto.juliana@gmail.com

Por favor me ajude!

Anônimo disse...

Adquiri Três Adeniums: rosa simples; vermelha dobrada; e branca dobrada. Fiz o transplante para vasos de barro, coloquei argila expandida para fazer a drenagem no fundo dos vasos e completei com terra vegetal. Os vasos estão na janela da sala e tomam o sol direto da tarde (de 11 às 17h). Rego-as uma vez por semana. Notei que quando fiz o transplante, uma grande raiz da Adenium rosa tinha apodrecido e estava seca, mas o caudex e as folhas não sofreram alterações. A Adenium vermelha está com o caudex mole e perdeu suas folhas, mas está florida. A Adenium branca perdeu algumas folhas que ficaram amareladas, mas não apresenta maiores alterações. A temperatura aqui está em torno de 18°C neste inverno. Gostaria de saber o que poderia ter causado o apodrecimento da raiz da Adenium rosa e o caudex mole da Adenium vermelha, além das folhas amareladas que caíram. Não creio que seja excesso de água.

Anônimo disse...

Adquiri Três Adeniums: rosa simples; vermelha dobrada; e branca dobrada. Fiz o transplante para vasos de barro, coloquei argila expandida para fazer a drenagem no fundo dos vasos e completei com terra vegetal. Os vasos estão na janela da sala e tomam o sol direto da tarde (de 11 às 17h). Rego-as uma vez por semana. Notei que quando fiz o transplante, uma grande raiz da Adenium rosa tinha apodrecido e estava seca, mas o caudex e as folhas não sofreram alterações. A Adenium vermelha está com o caudex mole e perdeu suas folhas, mas está florida. A Adenium branca perdeu algumas folhas que ficaram amareladas, mas não apresenta maiores alterações. A temperatura aqui está em torno de 18°C neste inverno. Gostaria de saber o que poderia ter causado o apodrecimento da raiz da Adenium rosa e o caudex mole da Adenium vermelha, além das folhas amareladas que caíram. Não creio que seja excesso de água. E-mail: vianavila@yahoo.com.br

Adriana disse...

Olá,eu comprei há algumas semanas uma adenium obesium sem flores e com bastantes folhas,parecia estar saudável,mas não havia sinal de brotação, para estimula-la coloquei casca de banana e cálcio para que ela florisse e remexi o substrato,porém nos últimos dias as folhas tem amarelado e caido,estou com dúvida se é um processo natural ou sinal de algum problema.Ela fica exposta ao sol durante o dia inteiro e rego duas vezes por semana. Não queria perdê-la,pois onde moro é rarissimo encontrá-la. Se puder me ajudar,agradeço desde já.
E-mail:adrianaaacavalcante@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, minha rosa do deserto tinha 5 botões porém apenas um sustentou, caindo com o botão bem crescidinho. Qual o problema? Em que cometi erro?

Graça matos disse...

Olá, tenho uma rosa do deserto a cinco anos ela nunca floriu, já fiz de tudo poda drástica a adubação, nada funciona ela tem até um.belo caudex mais o máximo que já aconteceu foi uma pequenos botões que nunca abrem.
O que posso fazer??? Obrigada

Anonimo disse...

A rosa do deserto que eh plantada atreves de sementes formam os caudex grosso... qd a rosa tem esse caule fino eh pq foi feita muda de estacas de uma matrix.. e o caule nao engrossa mesmo... pq cada semente so consegue projetar 1 especie com esse caidex grosso