segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vamos semear Adenium - a Rosa do Deserto?

Estou aqui para convidá-los a semear comigo. É simples, basta atentar para um substrato aerado, tempo, temperatura, que tudo dará certo.

Deixe as sementes de molho por 4 a 6 horas, o suficiente para quebrar a dormência.
Enquanto isso você vai preparar o substrato. Use 70% de areia grossa, aquela de construção. 20% de terra de jardim ou terra vegetal, tanto faz. Os 10% você usa casca de arroz carbonizada, casca de pinus bem picadinha ou ainda carvão bem miudinho.
Lave bem a areia grossa para retirar as impurezas. Junte todos os componentes, misture e molhe.
Feito isso coloque em um depósito onde as mudinhas irão germinar. Sabe aqueles potes de sorvete? Aquelas tampas de plástico de bolo? Pois bem, eu aproveito tudo! Uso inclusive garrafa pet.Basta cortar ao meio, furar no fundo e ainda aproveitar a tampa para cobrir.
Agora é colocar semente por semente. Tem gente que tem o cuidado de colocar as sementes enfileiradas, mas eu coloco de qualquer jeito, o importante é todas germinarem.
Importante: a cada semeadura coloque a etiqueta com o nome da semente, a quantidade e a data. Assim você saberá sua identidade, quantas germinaram e a data que foi plantada. Um dia saberá dizer a idade da planta. Viu, como é importante estas informações!
Para que o substrato fique sempre úmido, coloque sua sementeira dentro de um saco plástico, aí elas vão ficar numa estufa, em condições de germinar. Atenção, nada de ficar olhando para saber se germinou ou se precisa de água. Esqueça!!!!!!!! Mas, como o ser humano é curioso, digo isso porque eu também dou minhas espiadinhas, procuro vê através do plástico se estão germinando. A sementeira deve ficar em local quente, as minhas pegam sol de 7 às 10 horas.
É impressionante, em poucos dias começam a surgir ponto verdes, umas cobrinhas, sei lá, mas são plântulas surgindo, as mudinhas nascendo. Lindas!
Dois dias depois outra espiadinha. Olha só o que vejo:
Interessante que nascem grandes e outras bem pequenas e todas plantadas no mesmo dia. Vai entender!
As folhinhas estão se formando e a casca da semente continua ali. Outras ao lado permanecem deitadas, querendo nascer.
As mudinhas estão ficando fortes, todas em pé e com mais de 4 folhas. É hora de pensar em plantar em vaso individual, para cada uma tomar seu rumo. Ao plantar dê a primeira poda, assim ele já vai esgalhar e engrossar o caudex.

Em pouco tempo cada mudinha estará assim, linda! Vamos enriquecer o substrato colocando húmus de minhoca e aplicando NPK. Você pode usar também torta de mamona e farinha de osso em pequenas proporções.
Não descuidando da adubação, em menos de um ano você verá flores. Quando elas surgem são magníficas, mesmo sem perfume, elas encantam.
O caudex é a parte mais importante do Adenium. Você pode trabalhá-lo, entrançar suas raízes e entrançar com outro Adenium. Ficará lindo!
Para ficar sempre durinho use muita brita no fundo do vaso para não acumular água. Você pode usar também em cima, cercando ele.

Outro cuidado que deve ter é com pulgões e cochonilhas, sempre aparecem. Basta aplicar um inseticida natural ou um SBP Casa&Jardim à base de citronela.

Dúvidas podem ser dirigidas para meu e-mail: veracoelhov@gmail.com

34 comentários:

Anderson Silva disse...

Ótima postagem Vera! Obrigado por dividir conosco seus conhecimentos.

Cordial abraço,

Anderson Silva

Unknown disse...

vera
Obrigada por compartilhar, ótimas informações e ilustrações.
abraços e um lindo dia

DHPINTURASRESIDENCIAIS disse...

Adorei Vera...
desse jeito não tem erro!!
abraços.
Jhessica.

J.F. disse...

Oi, Vera. Belíssima aula! Acho que o problema com a não germinação das minhas foi minha pressa e o esquecimento de quebrar a dormência. De qualquer forma, utilizo com sucesso esse mesmo sistema na germinação de cactáceas.
Abração.

Unknown disse...

Muito Bom Vera, estou apaixonado pela Adenium, ganhei uma mudinha, e comprei uma que acredito que deva ter mais de um ano, ja estou vendo as raizes dela no fundo do vaso, acredito que ja esteja na hora do replante. comprei algumas sementes tambem, plantei elas semelhante a forma que você plantou, porem não obtive sucesso, elas ja estao a duas semanas no vaso e ainda nada, algumas pegaram fungo, essas eu retirei do vaso, mas estou pensando em plantar outras sementes da forma que mostrou. Obrigado Att. Adriano.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se você tem sementes,e quais são.Moro em campinas queria saber os valores.Obrigada.

Cristina

Rosi Roese disse...

Olá. Estou apaixonada pela Adenium. E não vejo a hora das sementes chegarem (pelo correio) para fazer igual a tua semeadura. Assim q der , mando notícias e se deu certo. Desde já, agradeço as informações e a dedicação que tu tens em transmitir teu conhecimento.

MUSICOVER disse...

Vera, boa noite! sou amante dessa planta...por favor, me manda um e-mail para eu saber o seu, o meu é kristhianoledo@hotmail.com, moro em Natal/RN e gostaria de saber os valores de alguns produtos de vcs. OBrigado!

Anônimo disse...

Oi Vera...Gostaria de saber,a partir de q fase da mudinha ao germinarem,q eu posso remover o saco plástico.Por favor se puder me responder eu agradeço...adriana.rosenot@hotmail.com...obrigada e bjus...

Lorem disse...

Oi tudo bem?
espero não incomodar queria muito perguntar como esta aquele adenium que vc colocou 2 juntos, estou querendo começar a plantar e fiquei muito feliz pois os seus são lindos vc ainda vende sementes?
muito obrigada por tudo

Unknown disse...

Comprei uma Adenium essa semana e estou encantado com a beleza da espécie e estou adorando as suas dicas. Até citei o seu Blog em um post no meu blog olha ai http://carlosesousa.blogspot.com.br/2012/10/rosa-do-deserto.html

Wellington de Santana disse...

Vera,
Já vi na internet a poda nos dois extremos, na folhagem e na raiz pivotante.
Você aconcelharia? Tenho uma leve impressão que matei duas mudinhas minhas.

Welllington de Santana disse...

Vera,
Enviei email solicitando mais sementes. Ainda possui para a venda?

Lorem barros disse...

Ola boa noite post incrivel!!!
Gostaria de saber se vc tem sementes ou indica algum lugar para adquirilas, meu e-mail é lorembarros@hotmail.com espero nao incomodar muito obrigada

Unknown disse...

por favor me ajuda
sou marcio de curitiba
seguinte
eu plantei semntesde rosa do deserto,elas brotarao....agora agumas estao com 3pares 2parese um pare sem nenhuma folha........tem algumas que estao muchando o caulizinhoe morrendo.parece que foi cortado a base dos caules e alguns estao com folhas queimadas como pegasse geada.
outro problema e que alguns brotos nao sai da mesma coisa.brotarao caiu casquinha e ficou ali com aquelas folinhas atrofiadas,ja fazem 3semenas e nada de mudança delas
eu sei que moro numa regiao fria,mas anoite mantenho o calor com uma lampada de baixa claridadeem tornode 25graus
ede diase ta muito friu tambem
eu peguei e transplantei as mudas que estavao com mas de 2 pares de folhas.........mas esta contecendo isto com algumas parece que o aule esta aprodecendo.sera fungo,sera que resolve passar agua sanitaria dissolvda nelas.pode me ajudar? obrigado desde ja

Anônimo disse...

Olá!
Estou amando esta planta, mesmo ainda não tendo conseguido sucesso. Me ajude nessa questão por favor... Segui todos os passos que vc ensinou aqui, à risca, mas fazem 4 dias que plantei 5 sementinhas, mas ainda estão intactas, sem nenhuma modificação. Será que dei azar e elas não vão germinar? Muito triste com isso!!!! Se puder me responda no e-mail: lanini30@hotmail.com Muitíssimo obrigada! Bjs

Anônimo disse...

Como posso adquirir as sementes do Adenuium, estou no interior da Bahia, já tenho 2plantas e quero adquirir mais mas gostaria de plantar as sementes, por favor me responda neste e-mail: vlucia_s@yahoo.ca, não e .com e sim .ca
Agradecida
Vera Lucia Ribeiro

Unknown disse...

Agradeço sua generosidade em postar todas as orientações, mas vejo que meu nível é bem mais básico! Pensando em alguém que acabou de receber uma Rosa do Deserto de presente, mas não entende nada, como posso transplantá-la para meu jardim, onde ela poderá ser a estrela e receber sol pleno? O terreno tem grama, que será retirada. Eu vi detalhes sobre pedrinhas para drenagem, assim como sobre o substrato. Como devo fazer: misturá-lo à terra e depois plantar? Plantar e colocar sobre? E se eu colocar pedrinhas sobre ela, como devo colocar o substrato? Por favor, não haveria alguma ajuda para um nível de minha ignorância total, mas admiração plena?

Obrigada,

Conceição

vagnertorres disse...

Vera,tudo bem. O que vc aconselharia para engrossar mais as raízes da adenium ? E como pode ser e qual época a poda?

Patrícia Pereira disse...

Vera adorei o seu post. Vivo nos Açores Portugal e vou fazer a minha primeira experiência a semear plantas. Ajudou muito. Beijinhos Patrícia

Camila Simiquel disse...

Comprei umas sementes de rosa do deserto,mas, ao ver suas imagens, percebi que elas não são nem um pouco parecidas com as suas!!! As minhas medem pouco mais de 1mm e tem formato arredondado....Onde compro as que você usa?

dora belentani disse...

bom dia vera muito obrigada pelsa susa informçao foro muito importante

Unknown disse...

Olá Vera
Adorei seu blog, gostaria de
Saber se voce vende sementes, estou querendo a rosa do deserto preta não estou encontrando.
Semeei cinco sementes que não deram certo. A mistura foi como recomendada, mas acho que deixei na sombra. Gostaria que vc me orientasse onde devo deixar. Quanto tempo de sol a estufa deve pegar por dia. Acho que é isso que não to conseguindo ter sucesso.
Agradeço desde já
Att.

Carol

Manoel Rios disse...

Ótima explanação minha amiga Vera !!!!! Aplicarei o seu método etenho acertezaque as swementes que você enviou produzirão lindas plantas e, mais tarde, maravilhosas flores !!!!!

Anônimo disse...

quando posso tirar as mudas da estufa ?

Unknown disse...

Ola, estou com problema de germinação de semente de rosa de deserto egypcio, semeei 200 e nasceu nada. Como faço para semear? É diferente dos normais?

Unknown disse...

QUANDO COLOCO O ADUBO E QUAL OR FAVOR

Unknown disse...

Preciso de ajuda minhas Sementes abriram e agora como eu faço?

ribeiro disse...

Obrigado Vera belas dicas , trabalho com Bonsai e muito mais complicado .
vou seguir suas orientações estou iniciando o cultivo da rosas
Agradecido
Nilton
niltonbonsaista@gmail.com

Unknown disse...

Vera, muito legal. Tenho a seguinte dúvida: após a germinação, ou seja 3 5 dias ou mas, e até estiverem no ponto de replantio, como é feito a manutenção das mudas. Qual de água e de sol? Obrigado

Rocha disse...

Oi Vera!
Amei suas dicas! Ha muito tempo q queria mudas da minha Rosa do Deserto mas não sabia como faer!
Amei, Obrigada por compartilhar seus conhecimentos,
Abraços!

Adeilse Quinto Rocha

ArtsMa "MA" disse...

tem epoca para plantar a semente e replantar as mudinhas?

Adriana Siqueira disse...

Bom dia!
Como faço pra adquirir essas sementes!
Sou de MG/JF
Desde já agradeço
Parabéns pelos detalhes ricos de como semea-las.

Adriana Siqueira disse...

Obrigada