quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como ter sucesso na semeadura

Amigos, tem gente que reclama porque não conseguiu germinar uma semente. Fico pensando, que será que ele fez para isto acontecer? Primeiro, tem que vê se o tempo está propício. E quando é que ele está propício? Quando está quente, sem chuvas, temperatura alta. Época de frio, nem pensar!

Você que está adquirindo suas sementinhas pela primeira vez ou você que ainda não teve sucesso na semeadura, vou ensinar passo a passo como deve fazer.


semente de Adenium

A semente de Adenium é semelhante a do arroz com casca.

2 a 4 horas de molho
 Quando você recebe as sementes, deixe-as de molho por duas a quatro horas.

Enquanto isso você vai preparar o substrato.

Use 70% de areia grossa ou areia de rio, 20% de terra vegetal ou de jardim e 10% de casca de arroz carbonizada. Esta pode ser substituída por pó de coco ou casca de pinus bem picadinha.


4 horas depois
 Passadas as 4 horas as sementes estarão mais inchadas. É hora de semear. Antes pingue uma gota de água sanitária para desinfetar as sementes por uns dez minutos, lavando-as em seguida.

Pegue uma bandeja, pote, copo descartável ou mesmo uma pet. Fure embaixo para receber o substrato.

Misture tudo, lavando bem para tirar a sujeira, principalmente da areia e vá arrumando nos potinhos.

Retire as sementes cuidadosamente com uma pinça, colocando sobre uma fina camada de substrato úmido.


pote de sorvete com o substrato

sementes quase superficialmente
Nossa sementeira está quase pronta. Prepare uma etiqueta e coloque o nome da semente, se você souber e a data da semeadura.

Agora cubra com um plástico transparante ou insufilme e acompanhe a germinação dando aquela espiadinha.
As bandejas devem ficar em lugar claro, mas protegido do sol.

bandeja coberta com plástico transparente
 Em menos de uma semana você começa a notar algo despontando e começa a gelar e pular de alegria. A germinação de uma planta é comparada ao nascimento de um filho. Muita emoção. Eu que já faço semeadura há cinco anos, me emociono a cada experiência.




 Em poucos dias sua mudinha estará com duas folhinhas. Quando ela atingir a altura do plástico, é hora de tirá-lo.

Sem o plástico o substrato ficará seco. Deve ser borrifado sempre que perceber que precisa, podendo ser dia sim, dia não.



Quando você planta várias sementes num pote e as mesmas já tem pelo menos três meses de idade já pode tomar uma hora de sol e vá aumentando a dose para dar-lhe vigor. Recomenda-se também plantar em vasos individuais para receber um substrato mais rico. Neste caso você vai usar: 50% de areia grossa, 20% de terra vegetal, 10% de casca de arroz carbonizada (ou pedacinhos de cartão) e 10% de esterco de gado ou galinha ou ainda húmus de minhoca. Sempre que replantar seus Adenium use bastante brita no fundo do vaso e em cima para a água nunca ficar empossada. Em menos de um ano seus Adenium estão fortes e bonitos aguardando a floração.
Aguardando a floração.


E você vai se surpreender a cada floração.

11 comentários:

Helo disse...

Estou comprando sementes da Vera pela segunda vez.Consegui quase 60%de germinação da primeira vez seguindo todos os conselhos dados por ela.
Espero ter a mesma sorte com as novas sementes.
Todas as novas mudinhas serão dadas de presente para amigas que gostam de plantas.

Tose disse...

Olá, sou do interior do ES, ano passado comecei a me interessar por bonsai principalmente as Adenium, comprei diversas mudas e sementes, tenho uma duvida, qual o modo de germinaçao mais eficaz???? O que faz por garrafas pet tive uma porcentagem de 65 a 70% de germinaçao, pelo que ando pesquisando a melhor maneira é essa que voce acabou de postar... Oq voce me diz com sua experiencia??? Um abraço e tudo de bom

Evandro Messias disse...

Bom dia. A senhora sabe se existe algum documentário sobre a Adenium? Comprei algumas sementes mas não pegou, não brotou. A senhora já viu algum programa sobre o assunto? Grato, Evandro
PS: Meu email: evandromessias@gmail.com

Anônimo disse...

Bela mataeria, em esclarecedor,como eu ja tinha pedido ajuda a vc,só não informei que sou do Rio Grande do Sul,aqui agora esta fazendo um certo calor em torno de 25 Graus, plantei as sementes,40 germinaram 25, so que esta demorando muito para crescer, esta planta e lenta o crescimento...
beto@hamburgocargas.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que eu uso nos galhos que foram podados, se tem algum produto específico.

obigada:cristina

email:crystina74@hotmail.com

Andro disse...

Oi estou montando um blog para mim e gostaria de saber se poderia postar no meu blog postagens do seu é claro que com o credito do blog AMO ADENIUM pode ser ?

Lenilton disse...

Eu fiz exatamente o que se foi recomendado, deixei-as de molho 3hs, preparei o substrato do mesmo jeito e semeei em micro estufa como recomendado: fazem 8 dias e nada de germinação ainda, porém creio que o problema foi no fornecedor, comprei na planeta sementes, 5 sementes por 12 reais e ainda me cobrou 7 reais de frete, além de ter que pagar caro me ferrei, pois nao entram mais em contato comigo, então pessoal, se ja houve algo parecido vamos divulgar!

Andro disse...

Eu também tenho sementes que não estava proseguindo então eu fiz o seguinte eu coloquei de molho novamente até elas hidratarem totalmente e ficarem no fundo da agua e deu certo para muitas sementes eu acho q não custa nada tentar não éh mas faça do seu jeito responsabilidade sua ok.

Boa Sorte!

entre no meu blog e me cobre uma dica que eu irei te dar a respeito de sementes.

http://adeniumrosadodeserto.blogspot.com.br/

Jesus nos Ama Morreu por nós

LENILTON ALEX disse...

Bem pessoal, comigo deu certo a germinação mas não foi dessa forma, perdi 15 sementes e nenhuma germinou, pois coloquei esterco de frango no substrato, como é rico em amônia deve ter queimado as sementes, daí consegui mais 10 sementes, plantei 5 enterrando normalmente e 5 no sistema de mini estufa..pois é, enterrando deu certo, pegou 4 das 5 enquanto que da forma mini estufa pegou apenas 1.

tempo voa livre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tem como saber qual é o lado que vai enraizar as sementinhas