terça-feira, 30 de novembro de 2010

Adenium obesum vai à praça

Foto e cultivo Apolônia Grade
Depois do tremendo sucesso no 4º FestOrquídeas, no Dragão do Mar, as pesssoas me procuraram para expor em diferentes locais da cidade minha coleção de Adenium.

A planta que apresenta uma variedade de cores de flores, no caudex não é diferente. Como já falei em algumas postagens, podemos trabalhar o caudex de modo que ele ganhe formas exóticas. Trançando as raízes, podando, colocando sobre pedras, com certeza o seu Adenium será objeto de desejo de muita gente porque será único!

O Adenium também pode ser usado como bonsai, cultivado em pequenas e rasas bandejas. O bonsai é uma arte onde a planta deve ser uma réplica de uma árvore na natureza, para tanto há técnicas específicas. O bonsaísta trabalha sobretudo o equilíbrio, a homegeneidade e a harmonia da planta.

Na foto um mini jardim de cactos, suculentas e Adenium, uma combinação perfeita.

Mini jardim

Por ser uma planta que suporte grandes estiagens, é recomendada para jardins secos. Os paisagistas utilizam o Adenium em jardins de condomínio, praças, serviço público e residências.

Jardim de pedra no Eusébio-Ce.



O paisagista usou várias tonalidades e tamanhos de pedra para compor o belo jardim de Adenium e contornou com estacas de sabiá.

No Mato Grosso uma amiga usou caroços de açaí na montagem de seu jardim, dando um charme muito especial ao jardim de Adenium.


Pedras e caroços de açaí.

E as idéias não param por aí. No interior da Bahia, uma amiga compôs um belíssimo jardim de Adenium, usando pedras coloridas e contornado por grama, valorizando a entrada da casa.

Você pode vê que Adenium de diversas cores entraram na composição deste jardim.

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro já existe um jardim de pedra com diferentes cactos, suculentas e Adenium na montagem do belíssimo jardim.

Neste sábado, dia 04 de dezembro, estaremos na Praça da Gentilândia com um ponto de vendas de Adenium de diversos tamanhos para atender os inúmeros telefonemas que recebemos. Estão todos convidados, independentes de comprarem ou não. Assim poderemos trocar idéias, tirar dúvidas e repassar um pouco do que já aprendemos. A Praça da Gentilândia fica no bairro do Benfica, perto da Reitoria da UFC.

2 comentários:

Adenium disse...

Oi Vera, tudo bem?
Vou passando para lhe mostrar o resultado da semeadura de julho onde adquirir sementes com você, veja o resultado:
http://cultivoadenium.blogspot.com/

Abraço, boas festas.

J.F. disse...

Vera, querida.
Parabéns pelo sucesso da participação dos Adenium no 4o. FestOrquídeas. E parabéns, também, por essa nova empreitada de levar os Adenium às praças públicas.
Abração.