sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Adenium no 4º FestOrquídeas


Foto: Vera Coelho

Foi um sucesso nosso stand de Adenium no 4º FestOrquídeas de Fortaleza. Mais de 10.000 pessoas visitaram a exposição de orquídeas nos três dias de exposição, de 12 a 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Stand de Adenium

Diversos stand´s estavam montados, mas nenhum chamava mais atenção do que o nosso. Levamos um Adenium com mais de cinco anos, vaso pesadíssimo, mas valeu à pena. Este não estava à venda, mas pudemos mostrar como aquelas mudinhas que estavam sobre a mesa podem chegar àquele tamanho.



Contei com a prestimosa ajuda de Juliana, minha filha e de Luciana, uma amiga. A Luciana já era uma apaixonada por Adenium, mas pouco sabia sobre ele, muito menos como cultivava. Em pouco tempo aprendeu e passou a ensinar os diversos visitantes que ali chegavam. A Luciana, além de muito simpática é uma ótima vendedora.


Luciana, Juliana e Vera

Como nosso stand estava ao lado do espaço das oficinas de orquídeas, de repente tive uma idéia, vamos dar um curso dividido em três partes:
1) "Semeadura de Adenium", este fiz questão de ministrar.
2) "Poda de Adenium", a Juliana já domina esta técnica e ensinou direitinho todos os passos.
3) "O Adenium no Paisagismo", ministrado por Júlio César, da Júlio Jardins.

O sucesso foi tanto que pessoas lamentaram chegar atrasadas e pediram uma outra oportunidade. Daí fizemos repetimos o curso no domingo à tarde e desta vez o público dobrou. Tanto no curso de sábado, como no de domingo, sorteamos sementes  e mudas de Adenium e de Júlio sorteou mudas de cactos.



Júlio César no seu stand
Foto: Italo Gurgel











Pessoas de todas as idades paravam para admirar aquela planta exposta. Lembro de uma criança, de mais ou menos dez anos, insistindo para os pais comprarem. O pedido foi atendido e o Gabriel saiu feliz da vida com a planta nas mãos.

Um senhor que ganhou sementinhas me procurou para tirar algumas dúvidas. Ele estava tão interessado que acabei dando o substrato, casca de arroz e o adubo osmocote para fazer a semeadura. Falei o seguinte, o senhor tem um compromisso comigo: quando as sementes germinarem o senhor vai me dá notícias, inclusive do desenvolvimento das mudas.

Cris feliz com sua muda.

Visitantes

Dilma também comprou uma muda.



Pessoas vindas de longe, como a Dilma Ferreira, de Natal-RN, fez questão de assistir o curso e adquirir uma muda.



Jovens no stand de Adenium











Isto é tão gratificante, que acabamos esquecendo o cansaço de está em pé de 8 da manhã às 22 h, abandonando casa e nossos animais de estimação.

Vera Coelho
Orquidófila e produtora de Adenium.
e-mail: veracoelhov@gmail.com

8 comentários:

Adenium disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adenium disse...

Parabéns pelo sucesso da exposição, você merece e com toda certeza o número de cultivadores de Rosas do Deserto só se amplia com sua grande ajuda.
Vera, me diga uma coisa, qual o tamanho do vaso ideal para se plantar um adenium?
Lhe pergunto o tamanho caso não queiramos que a planta seja podada, precisa-se de um vaso grande?
Outra coisa, você compra vasos pela internet, me indicaria algum vendedor?
Grato pela atenção.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada por palavras tão gentis.
O vaso deve ser proporcional a planta. Eles preferem ficar num vaso com pouca sobra do que muito grande para o tamanho da planta. Se você quer uma planta grande, sem poda, mesmo assim tem que levar em conta o caudex. No entanto, se plantar diretamente na terra, aí você vai vê um belo arbusto. Meus jarros são comprados nas floriculturas de Fortaleza. Abs,

Oliveira, Carlos disse...

por favor, depois de quanto tempo a planta começa a dar sementes ?

obrigado.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Oliveira, o Adenium após a primeira floração, pouco mais de um ano, pode dar sementes, isto se a flor por polinizada por insetos, pássaros ou mesmo por nossas mãos.

Francisco José disse...

Olá Vera! Comprei uma muda sua lá na exposição. Fiquei feliz ao ver pela primeira vez ao vivo o ADENIUM. estou cuidando com muito carinho. Não imaginei encontrá-la por aqui. Agora sei onde encontrar e com certeza vou adquirir mais umas mudas. Parabéns pelo sucesso, pois o adenium fez a diferença.
Forte abraço
Francisco José de souza
Benfica
Forteleza

Unknown disse...

Oi Vera !!
Que adenium lindo.
Espero que os meus fiquem assim.
Quanto ao problema que te passei por email acho que foi alguma praga sim pois afeta os brotinhos impedindo as folhas de nascerem.Passei alcool mas não melhorou.Fui numa loja agropecuária e eles me indicaram Dimy,usei e parece que agora esta melhorando pois esta saindo uma folhinha.
Voce teria outro remédio pois vi que Dimy é tóxico.
Parabéns pela exposição e espero um dia poder ir até ai para te conhecer pessoalmente.
Beijinhos

Beth Sales disse...

Estou muito feliz em encontrar seu blogger, é tudo que sempre quis saber sobre adenium. Gostei do que li e vi é muito informativo e de grande valor. Tenho planos para cultiva-los primeiro como rob e depois comercialmente aqui em Natal RN Quero muito seguir seu blogger para aprender comprar suas sementes ou mudas para começar meu cultivo, mais não encontrei a opção seguir no mesmo... Me diga como fazer para segui-la oficialmente... Atenciosamente Beth Sales.