domingo, 8 de novembro de 2015

AMO ADENIUM se muda para Casa de José de Alencar


Nos dias 27, 28 e 29 de novembro a Casa de José de Alencar estará com um amplo stand com muitas Rosas do Deserto. São mudas de todos os tamanhos, Adenium obesum e arbicum que com certeza encantarão os que visitarão o 9º FestOrquídeas de Fortaleza.


Adenium de pétalas simples e dobradas. Temos também mudas de Adenium arabicum, uma das mais belas espécies de Adenium.
Esta espécie perde as folhas para florescer.
Além de Adenium teremos Hoyas de diversas espécies:




E tantas outras. Em nosso stand você encontrará a casca de arroz carbonizada, casca de pinus, sfagnum, adubo apropriado para Rosa do Deserto, esterco de gado, adubos, etiquetas, suporte e lindos lapis com biscuit em forma de orquídeas. Venha, assista às oficinas e tire suas dúvidas.
Oficina de semeadura no sábado, às 10 h - Vera Coelho
Oficina de plantio e poda no domingo, às 10 h - Juliana
Quem desejar darei uma aula de enxertia.
Contato: veracoelhov@gmail.com ou 85.987828097

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

9º FestOrquídeas de Fortaleza


Fortaleza realizará no período de 27 a 29 de novembro de 2015, de 08 às 18 h, na Casa de José de Alencar.
Divulgamos abaixo a programação.

9º FestOrquídeas de Fortaleza

PROGRAMAÇÃO


Sexta-Feira (27/11)
  • 08:00h às 13:00h – Recebimento de plantas
  • 13:00h às 14:00h – Julgamento
  • 14:00h – Abertura oficial da exposição
  • 14:00h às 18:00h – Visitação
  • 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Yan Ferreira)
  • 16:00 – Oficina de minijardins de cactos e suculentas (Fátima Oliveira)

Sábado (28/11)
  • 08:00h às 18:00h – Visitação
  • 09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva)
  • 10:00h – Oficina de semeadura de Adenium (Vera Coelho)
  • 11:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel)
  • 14:00h – Palestra: “Cultivando orquídeas no Nordeste” - Hugo Leite, Diretor técnico da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO
  • 15:00h – Palestra: “Cultivo in vitro de orquídeas” - Diva Correia, pesquisadora da Embrapa/CE
  • 16:00h – Palestra: “Enclaves de floresta úmida no Estado do Ceará e novas ocorrências de orchidaceae” - Francisco Marcelo Carvalho, Diretor técnico-científico da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO.

Domingo (29/11)
  • 08:00h às 17:00h – Visitação
  • 09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Elza Ferreira)
  • 10:00h – Oficina de cultivo de Adenium (Juliana Coelho)
  • 11:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Michelle Canário)
  • 12:00h – Oficina de cultivo de cactos e suculentas (Júlio César)
  • 16:00h – Entrega de troféus
  • 17:00h – Encerramento da exposição
As palestras serão realizadas no auditório principal da Casa de José de Alencar, já as oficinas em um stand embaixo das mangueiras. Todas as atividades são gratuítas, solicitamos apenas a doação de um alimento não perecível para ser doado à ASSOCRIO.





sexta-feira, 23 de outubro de 2015

É hora de replantar

Juliana, minha filha é quem consegue levantar a muda de Adenium que precisa replantar. Agora vai ganhar um vaso maior, novo substrato e descobrir mais o caudex, que estava enterrado.


Nosso caseiro também dá uma mãozinha, principalmente naqueles imensos, que mal cabem no vaso.

Ao replantar retiro todas as raizes das laterais e aplico bastante canela para cicatrizar os cortes, assim não corre o risco de apodrecer ou adoecer. O caudex fica mais elevado e mais bonito. Que substrato usar? Cada um tem o seu. Geralmente eu compro feito, mas mesmo assim eu acrescento o esterco, casca de pinus, casca de arroz carbonizada ou pequenos pedaços de carvão. Misturo tudo e replanto.


As pedrinhas não são para enfeitar, mas para evitar que a água não se acumule na base do caudex. Importante o escoamento da água.
Adenium da Apolônia Grade
Com um replantio sistemático e uma poda correta o reesultado é de muitas flores.

Todas estas dicas serão repassadas durante o 9º FestOrquídeas de Fortaleza, que acontecerá de 27 a 29 de novembro de 2015, na Casa de José de Alencar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Rosa do Deserto no 9º FestOrquídeas de Fortaleza

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2015, na Casa de José de Alencar, a Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO estará realizando o 9º FestOrquídeas.
O AMO ADENIUM estará com um stand vendendo Adenium de pétalas simples, dobradas e triplas.A grande novidade é o cliente poder comprar com cartão de crédito, pois a Amo Adenium adquiriu uma maquininha do PagSeguro da UOL.




Sábado, dia 28/11/15, às 10 h estaremos ministrando uma oficina de cultivo de Adenium. Vamos ensinar a semear e a tirar muitas dúvidas do público. Marquem presença com sua muda, podemos fazer a poda e a replantar.

No domingo, dia 29/11 às 10 h a Juliana ensinará a podar e a replantar. É hora de participar ativamente da oficina.

Toda a programação do 9º FestOrquídeas de Fortaleza será publicada no site www.orquidofilos.com


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O encanto da Flor de Cera

Meus amigos, as plantas são mesmo minha paixão. Primeiro as orquídeas, depois os Adenium e agora as Hoyas. Estou com várias espécies à venda. Vejam a delicadeza desta linda trepadeira:

Hoya australlis

Todas elas exalam um delicioso perfume, principalmente à noite. Durante o dia passaros e borboletas são atraídas.
Hoya publicalix

Existe também a Hoya publicalix Dark Red, que é bem escura, quase negra.
Hoya publicalix Dark Red

Hoya affins


Hoya carnosa
Hoya diversifolia

Hoya shepherdii




Contato através do e-mail: veracoelhov@gmail.com

terça-feira, 24 de março de 2015

Canteiro de Adenium


Amigos, arranjei um tempinho para bater um papo com vocês. Esta postagem é para mostrar que o Adenium pode ser cultivado em canteiros, desde que seja bem trabalho e naturalmente que você disponha de um espaço. Não precisa ser tão grande, até um cantinho de muro fica bonito. Este canteiro já fiz há alguns anos. Hoje estes Adenium estão imensos e ganharam outros por perto.
Depois deste já fiz três, sendo que o último, ainda por terminar, é de Adenium de pétalas dobradas. Já pensou quando todos estiverem florindo!






O que você vai precisar: Mudas de Adenium de cores variadas, de preferência. Pedras de cores diversas ou pelo menos de duas para fazer divisões, pedras maiores para enfeitar, uma enxada e uma borda, que pode ser toquinhos de madeira ou pedras.





Depois de limpar bem o espaço, retirar toda a tiririca, afofar a terra, adubar com esterco de gado, colocar bastante brita e plantar o Adenium. Feito isso é só usar sua imaginação e colocar pedras decorativas. O acabamento como falei pode ser toquinho de madeira, aqui usei "sabiá" ou pedras de tamanho maior para destacar.

Fazendo desta forma seu Adenium fica a sol pleno e pegando chuva e não corre o risco de apodrecer.
Faça isso e seu jardim será só de elogios.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Poda de Adenium

Meus amigos, vamos conversar um pouco sobre poda em Adenium.
Sei que muitos de vocês não tem coragem de podar, mas se o fizessem, com certeza veriam muito mais flores. A poda também fortalece o caudex e as raízes.


Vejam só como fica um Adenium que sofreu várias podas. Sua copa fica coberta de flores.

A Juliana ensina a fazer uma poda simples. Vejam!



O Pierre Adenium, amigo do Facebook, nos ensina em vídeo como fazer uma poda radical. Esta ainda não fiz, mas me animou a fazer, pois o resultado é surpreendente.




Parabéns Juliana e Pierre por transmitirem seus ensinamentos.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Agora a beleza dos Adenium de pétalas dobradas



Como não se curvar a beleza dos Adenium. São todos muito lindos, qual quer que seja a cor da flor. Agora começam a florescer os Adenium de pétalas dobradas e triplas, para deixar os amantes desta planta ainda mais apaixonados.

Adenium obesum de pétalas dobradas

Da flor branca ao vermelho com preto, todos exibem sua beleza.

As diversas hibridações tem surgido flores magníficas.

As flâmeas tem também seu encanto.

Pétalas simples, mas toda flameada.


Contato: veracoelhov@gmail.com

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Paisagismo com Adenium

Meus amigos, já estava com saudades de vocês. Hoje minha postagem é sobre Adenium, a Rosa do Deserto, no paisagismo.
Esta planta é de fácil cultivo, desde que observe algumas regrinhas, como regar pouco, muito sol e um substrato bem drenado. Atendendo estas três recomendações, você verá um belo Adenium com muitas flores.

Pode ser cultivada em vaso ou plantada diretamente na terra, fazendo belos canteiros, com uma variedade de pedras.


Em qualquer lugar que seja plantado observe bem a drenagem, use e abuse de pedras, podendo ser até brita, aquela comprada em depósito de construção.


Neste canteiro plantei alguns Adenium em meio a Agave, ficou um contraste muito bonito.


Este é um Adenium arabicum, perdem as folhas para florescer. É o meu mais antigo, desde janeiro de 2005, presente de uma amiga. Está plantado diretamente na terra, em frente ao orquidário.


Aqui vários Adenium de cores diversas, tem até um amarelo, presente de outra amiga. Observe a quantidade de pedras que usei. A adubação uso esterco de gado e um foliar.


Tenho vários canteiros, este fica atrás da casa.
Plantado diretamente na terra, o Adenium tende a crescer muito, principalmente se não tem poda sistemática, que é o caso dos apresentado acima.



Espero que tenham gostado. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Explosão de cores - Adenium obesum

Foi muito bom chegar no sítio ontem e encontrar vários Adeniums floridos, mas este estava simplesmente maravilhoso, parecia uma explosão de cores, de beleza, de encantamento! Se Leonardo da Vinci tivesse vivo com certeza usaria seus pincéis para fazer uma belíssima tela.

Outros também eram exuberantes, este vermelho também mostrava seu brilho.

Tenho um branco com um ligeiro rosa nas pétalas que é um encanto. Está no fim de floração. Quero dar uma poda nele para vir com tudo, ou seja, com muitas flores, em todos os galhos.

Não esqueçam, dia 24 de novembro de 2013, às 14 horas, na Casa de José de Alencar estarei fazendo uma oficina de Cultivo de Adenium. Olha só a programação do 7º FestOrquídeas de Fortaleza:

Na pauta: semeadura de Adenium



                                                       Poda de Adenium.
                                                   
                                                     Replantio de Adenium.

                                               Entrelaçamento de Adenium.
A entrada é grátis, mas a Associação Cearense de Orquidófilos,que está promovendo o evento sugere a doação de 1 kg de alimento ou pacote de leite para ser doado as instituições filantrópicas: Instituto Cristo Rei e ao Abrigo Tia Júlia.