segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vamos semear Adenium - a Rosa do Deserto?

Estou aqui para convidá-los a semear comigo. É simples, basta atentar para um substrato aerado, tempo, temperatura, que tudo dará certo.

Deixe as sementes de molho por 4 a 6 horas, o suficiente para quebrar a dormência.
Enquanto isso você vai preparar o substrato. Use 70% de areia grossa, aquela de construção. 20% de terra de jardim ou terra vegetal, tanto faz. Os 10% você usa casca de arroz carbonizada, casca de pinus bem picadinha ou ainda carvão bem miudinho.
Lave bem a areia grossa para retirar as impurezas. Junte todos os componentes, misture e molhe.
Feito isso coloque em um depósito onde as mudinhas irão germinar. Sabe aqueles potes de sorvete? Aquelas tampas de plástico de bolo? Pois bem, eu aproveito tudo! Uso inclusive garrafa pet.Basta cortar ao meio, furar no fundo e ainda aproveitar a tampa para cobrir.
Agora é colocar semente por semente. Tem gente que tem o cuidado de colocar as sementes enfileiradas, mas eu coloco de qualquer jeito, o importante é todas germinarem.
Importante: a cada semeadura coloque a etiqueta com o nome da semente, a quantidade e a data. Assim você saberá sua identidade, quantas germinaram e a data que foi plantada. Um dia saberá dizer a idade da planta. Viu, como é importante estas informações!
Para que o substrato fique sempre úmido, coloque sua sementeira dentro de um saco plástico, aí elas vão ficar numa estufa, em condições de germinar. Atenção, nada de ficar olhando para saber se germinou ou se precisa de água. Esqueça!!!!!!!! Mas, como o ser humano é curioso, digo isso porque eu também dou minhas espiadinhas, procuro vê através do plástico se estão germinando. A sementeira deve ficar em local quente, as minhas pegam sol de 7 às 10 horas.
É impressionante, em poucos dias começam a surgir ponto verdes, umas cobrinhas, sei lá, mas são plântulas surgindo, as mudinhas nascendo. Lindas!
Dois dias depois outra espiadinha. Olha só o que vejo:
Interessante que nascem grandes e outras bem pequenas e todas plantadas no mesmo dia. Vai entender!
As folhinhas estão se formando e a casca da semente continua ali. Outras ao lado permanecem deitadas, querendo nascer.
As mudinhas estão ficando fortes, todas em pé e com mais de 4 folhas. É hora de pensar em plantar em vaso individual, para cada uma tomar seu rumo. Ao plantar dê a primeira poda, assim ele já vai esgalhar e engrossar o caudex.

Em pouco tempo cada mudinha estará assim, linda! Vamos enriquecer o substrato colocando húmus de minhoca e aplicando NPK. Você pode usar também torta de mamona e farinha de osso em pequenas proporções.
Não descuidando da adubação, em menos de um ano você verá flores. Quando elas surgem são magníficas, mesmo sem perfume, elas encantam.
O caudex é a parte mais importante do Adenium. Você pode trabalhá-lo, entrançar suas raízes e entrançar com outro Adenium. Ficará lindo!
Para ficar sempre durinho use muita brita no fundo do vaso para não acumular água. Você pode usar também em cima, cercando ele.

Outro cuidado que deve ter é com pulgões e cochonilhas, sempre aparecem. Basta aplicar um inseticida natural ou um SBP Casa&Jardim à base de citronela.

Dúvidas podem ser dirigidas para meu e-mail: veracoelhov@gmail.com