domingo, 8 de agosto de 2010

CONHECENDO O ADENIUM

Eu,Vera Rocha, geógrafa, moro a 37 anos em Altamira, cidade localizada às margens do belíssimo Rio Xingu, interior do Estado do Pará.Sou amante da natureza e trabalho com plantas ornamentais.


No final de 2008 uma amiga veio comprar algumas plantas para presentear a família e comentou comigo sobre o Adenium até então, esta planta era desconhecida por mim, fiquei interessada e ela presenteou-me com uma mudinha de aproximadamente um mês, sugeriu que eu pesquisasse na internet sobre os hábitos da rosa do deserto para poder cuidar adequadamente . Dentre os endereços que escolhi para pesquisar o primeiro nome foi o da Vera Coelho, só depois fiquei sabendo que a minha primeira mudinha era de semente comprada da Vera, para minha alegria esta planta já apresentou as primeiras flores. Foi com a Vera que comecei a tirar dúvidas e também comprei as primeiras mudas.

Meu primeiro Adenium

A beleza da planta e a dedicação da Vera em relação aos principiantes como eu contribuem muito para a divulgação e disseminação do adenium por este Brasil.

Adenium obesum florido

Considerando que moramos em um país com uma grande diversidade climática cada cultivador deve seguir a orientação, mas observando as necessidades da planta e adequando ás características de sua Região,

Tenho consciência de que ainda estou iniciando, mas já consegui fazer mudas de galhos. Os primeiros que tentei não tive sucesso, depois, em outras tentativas observei que retirando o galho que pode ser resultante da poda normal e deixando murchar por alguns dias, 10 ou 15 dias o local do corte sara e facilita o enraizamento, sem muito risco de apodrecer , depois é só plantar e manter a terra quase seca.

Mudas de galho

Para minha alegria depois de várias tentativas consegui também os primeiros enxertos, é muito gratificante ver a planta desenvolver com a nossa contribuição.

Mudas Enxertadas

Iniciar o cultivo com mudas jovens ou exemplares adultos é muito bom porque o tempo de ansiedade na espera da floração é mais curto. Mas passar por todas as etapas desde a semeadura até a floração é bem mais estimulante, a sensação é bem melhor. Já tenho um exemplar florido de semente nascida aqui.

Estou curtindo muito o cultivo deste belo gênero.