quinta-feira, 22 de abril de 2010

Adenium no "Nordeste Caboclo" da TV Diário

Nem findava abril e eu recebia o gentil convite da Tiena, Produtora de vários programas da TV Diário, em especial do "Nordeste Cabocho", apresentado por Carneiro Portela, grande poeta, escritor e compositor. O programa procura resgatar a cultura nordestina, valorizar o cancioneiro popular, divulgar nomes e personalidades no mundo das artes, letras, fauna, flora, através da grade de seu gostoso programa.
Não titubiei em aceitar tão honroso convite, principalmente se era para falar de flores. Que flores? A Rosa do Deserto, esta que tanto amo e passei a produzir.
Na foto: Juliana, Vera Coelho, Carneiro Portela e Tiena

Gravamos o programa na quarta-feira, dia 21 de abril, para ser apresentado no dia 02 de maio. Foi um bate papo bem descontraído, onde pudemos falar da origem, do cultivo, das formas que o Adenium obesum se apresenta.


Levamos sementes, uma semeadura, onde mostramos como se faz para germinar. Não fosse o tempo tão limitado, teríamos mostrado ao vivo como se faz a poda do ápice e da raíz principal.


Terminada a apresentação, Carneiro Portela ganhou uma bela muda com muitas flores para abrir, ele, como homem sábio, vai se apaixonar pela pela espécie.
Nossos agradecimentos a Tiena e ao simpático apresentador pela manhã tão agradável em seu auditório.

Não percam: Dia 02 de Maio, domingo, às 11h na TV Diário.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Flor do Mandacaru

Já recebi muitos convites nesta vida: de aniversário, casamento, bodas, mas o de hoje foi bem interessante, especial, irrecusável e irreverente, assistir a floração de um Mandacaru, que segundo a convidada, minha amiga Vanessa, deveria está com quinze flores. Fiquei logo entusiasmada e procurei fazer tudo que tinha agendado para não perder este convite tão diferente.


Como suas flores abrem à noite, eu e a Juliana, saimos por volta de 16h para não pegar muito trânsito. Chegando na fazenda, ninguém na casa, e agora? Bom, já que estamos aqui vamos assistir ao por do sol, que diga-se de passagem, estava belíssimo. Os raios refletiam na lagoa de Genipabú, como se olhassem para o espelho.
A Ju tem mania de foto, ou melhor, de ser fotografada. Aproveitei fiz umas muito bonitas dela, bem na hora que o rei dos astros se despedia.
A noite chegava sem avisar, saimos caminhando entre árvores e logo encontramos gente, o Pedro, caseiro e vigia da fazenda,  veio trocar um dedo de prosa conosco. O tempo passou mais ligeiro, tempo suficiente para Luís e Vanessa chegarem. E chegando foram nos convidando para uma xícara de café com bolo. Takane e sua Juliana chegaram com o pequeno Enzo nos braços. Ainda tivemos tempo para entrar no orquidário e cactário. Daqui a pouco chega mais um casal de amigos, o Marcos e a Priscila, acompanhados do filho. Saimos em comboio em busca do mandacaru.
Ele tinha mais de três metros de altura, muito grande e espalhado, um verdadeiro espetáculo da natureza, que merecia aplausos e um brinde. Quinze flores? Modestia da Vanessa, eram muitas se abrindo e outras tantas para se abrir. Procurei fotografar com macro e a distância. Até em cima da camioneta eu subi para chegar a uma foto mais perfeita. Estava divino! Só quem tem sensibilidade é capaz de parar e ficar ali reverenciando esta planta tão surpreendente!

Depois da sessão de fotos o querido casal convidou a todos para saborearmos peixe, camarão e lagosta num restaurante mais adiante. Seguimos os anfitriões mato adentro, e lá chegamos. O jantar foi magnífico, deu até para esquecer o incidente que tive quando fotografava, ao procurar um ângulo melhor, meti o pé esquerdo numa urtiga. Nossa, foi uma queimação só, mas a companhia de pessoas tão queridas, conversando só do que gostamos falar, ainda aproveitando o que nossa culinária tem de melhor.

Da esquerda para direita:  Enzo, Takane, Neto, Juliana, Vanessa, Luís, Vera e Juliana.


Dá para recusar um convite desses?

domingo, 4 de abril de 2010

Proteja seu Adenium

É tempo de chuva! Vem sempre uma indagação, como protegerei meu Adenium, se ele gosta mesmo é de sol? Esta é uma das inúmeras perguntas que recebo.

Cada um usa sua criatividade. Aproveita o material que tem em casa, porque a "maré não está para peixes", melhor mesmo é fazer economia. Leve-o para uma varanda, põe na janela da casa ou apartamento, faz um estufim ou uma cobertura, como fiz no final de semana passada.

Como as minhas mudinhas estão dentro do orquidário, não foi não complicado fincar madeiras e extender um plástico sobre as bancadas. Agora a chuva bate e escorre pelas laterais e o sol só entra na parte lateral.


Se seus Adenium estão no tempo, faça arcos e cubra-os com tela ou plástico, assim não correrão o risco de terem o caudex amolecido e consequentemente perder a planta. Aparecendo o sol, descubra-os.


Vamos supor que na sua casa não tem um quintal, nem jardim, muito menos um sítio. Nada está perdido, use a sacada do apartamento, um móvel que está na sala ou mesmo o parapeito da janela. O importante agora é protejer seus Adenium.

Se ele está florido, melhor ainda, vai embelezar sua casa e dar aquele charme. Já pensou um desses na varanda de sua casa de praia! Muitos não vão nem querer saber de mar, vão ficar babando o tempo todo para esta linda planta. Ela é demais!

TENHAM TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!